ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Em vistoria, delegado diz que prejuízo de fraudes na energia foi milionário

Guilherme Henri | 13/05/2016 13:02
Proprietário de restaurante na avenida Europa foi levado para delegacia para esclarecimentos (Foto: Alcides Neto)
Proprietário de restaurante na avenida Europa foi levado para delegacia para esclarecimentos (Foto: Alcides Neto)

Após descobrir que um leiturista de uma empresa terceirizada da Energisa “maquiava” o consumo de energia de 41 pontos em Campo Grande para se beneficiar com dinheiro, a Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (13), uma operação para verificar todas as residências e comércios envolvidos com esquema. Segundo o delegado que comandou a ação, João Reis, o prejuízo da empresa foi milionário.

A operação contou com o apoio de equipes da Energisa, que confrontavam o que o leiturista, identificado como Daniel Ramires passava com o que realmente foi registrado no relógio de energia dos locais. Em um restaurante, localizado na avenida Europa, no bairro Jacy, o proprietário precisou ser levado para a 5ª DP (Delegacia de Polícia), pois o relógio estava queimado. “O empresário alegou que o relógio queimou em uma queda de energia ontem (12), mesma data em que todo o esquema foi descoberto e revelado pelo próprio leiturista”, explica o delegado.

De acordo com um policial que participou da ação, mas não quis se identificar, em depoimento o leiturista disse que a “troca de favores” durou cinco anos e que o lucro mensal girava em torno de R$ 10 mil.

Em nota a Energisa revelou que o esquema foi descoberto durante inspeções de rotina realizada em unidades consumidoras da Capital, baseadas em informação do sistema inteligente de combate a perdas da companhia.

O delegado reforçou que quando as irregularidades foram descobertas a empresa passou a monitorar o funcionário terceirizado, que foi preso em flagrante, na tarde de quinta-feira, quando recebia de mais um “cliente” pela manipulação no consumo de energia. Em abordagem na residência no suspeito foram apreendidas mais de 40 contas de energia.

A Energisa reforçou que além de ser crime e gerar impacto nas tarifas de clientes regulares, as ligações clandestinas e desvios oferecem riscos à população, sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia.

Nos siga no Google Notícias