ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Empregados e empregadores têm chances de conciliação em semana de audiências

Mariana Lopes | 11/06/2012 14:55

De hoje até o dia 15 de junho, o TRT está empenhado na realização de audiências de conciliação entre empregados e empregadores.

Vice-presidente do TRT, desembardor Francisco das Chagas Lima Filho (Foto: Assessoria de Imprensa TRT)
Vice-presidente do TRT, desembardor Francisco das Chagas Lima Filho (Foto: Assessoria de Imprensa TRT)

Durante esta semana, de hoje (11) até o dia 15 de junho, o Tribunal Regional do Trabalho está empenhado na realização em massa de audiências de conciliação entre empregados e empregadores. A abertura do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira, no Fórum Trabalhista.

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, destaca que o principal benefício das conciliações é a economia de tempo e, consequentemente, financeira. “Nestes casos, todos ganham, pois é feito acordo, no qual ambas as partes saem favorecidas”, completa.

Em processos formais, o prazo médio para processos de primeira instância, a partir do ajuizamento da ação até a sentença do juiz, é de 45 dias. Já os de segunda instância, a partir da entrada do processo no Tribunal até a publicação do acórdão, dura cerca de 120 dias.

Além das audiências já em pauta para esta semana, o desembargador garante que foi feita uma programação para dar conta de outros processos que possam surgir. Os interessados que já estão com processo em andamento e pretender tentar a conciliação devem agendar a audiência de conciliação no Fórum Trabalhista.

De acordo com dados repassados pela assessoria de imprensa do TRT, 70% das audiências de conciliação resultam em acordo.

A Semana Regional de Conciliação 2012, que acontece paralelamente à II Semana Nacional de Execução trabalhista, é um evento realizado simultaneamente em todo o Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (15), acontece o Leilão Nacional da Justiça do Trabalho, que gera recurso para pagar os empregados que não foram indenizados pelos respectivos empregadores. Os bens que serão leiloados estão avaliados no total de R$ 19 milhões.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-1790, ou pelo email nucleoconciliacao@trt24.jus.br.

Nos siga no Google Notícias