ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Empresa alegará que houve ampla disputa para manter contrato do lixo

Zana Zaidan | 06/11/2013 08:48

A Solurb vai alegar que houve ampla concorrência na licitação realizada no ano passado para manter o contrato bilionário da coleta do lixo em Campo Grande. A informação é do advogado da empresa, Ary Raghiant Neto, que vai aguardar a publicação da decisão judicial para apresentar o recurso. O contrato prevê faturamento de R$ 1,3 bilhão. 

“Podemos garantir que não houve direcionamento para o vencedor da concorrência. A empresa tem expertise do ramo em que atua, está no mercado há mais de 30 anos, e já realizou o mesmo trabalho que fará na Capital em outras cidades brasileiras. Foram essas características que fizeram da Solurb vencedora do concorrência, características estas que não correspondem a uma empresa montada para vencer licitações”, garantiu o advogado.

A decisão que anulou a licitação foi proferida no dia 18 de outubro deste ano pelo juiz Amaury da Silva Kuklinski, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande.

A sentença foi publicada no dia 30 de outubro. O prazo de 10 meses para recurso, que foi deferido em antecipação de tutela, continua valendo, apesar do embargo declaratório pedido pelo autor da ação pública, Thiago Verrone de Souza.

A partir da data da publicação a Solurb fica notificada automaticamente e o tempo para recorrer já está valendo- inicialmente 15 dias para cada réu do processo, a prefeitura municipal e a própria empresa. ”Mas não vamos usar todo este prazo. A peça está praticamente concluída, mas preciso ter acesso a decisão oficial, caso haja alguma alteração do juiz”, justifica Raghiant.

O caso - A decisão proferida por Kuklinski acatou a ação popular, considerando que houve “óbvio direcionamento” no processo licitatório, nas palavras do magistrado.

Com isso, a concorrência pública n. 066/2012, e consequentemente, o contrato da prefeitura com a Solurb, vencedora da licitação, foram cancelados. A empresa receberia R$ 1,3 bilhão da Prefeitura de Campo Grande, ao longo de 25 anos, para gestão dos resíduos sólidos na cidade.

No pregão, lançado em maio do ano passado, concorreram a HFMA Resíduos Urbanos, composto pelas empresas Heleno Fonseca Construtécnica S/A (empresa líder), Agrícola e Construtora Monte Azul, Monte Azul Engenharia e a própria CG Solurb.

Nos siga no Google Notícias