ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Empresa diz que ainda não foi notificada, mas cumprirá ordem de retomar taxa

Chloé Pinheiro | 08/09/2016 12:08
Iluminação da cidade está no meio de enrosco judicial. (Foto: Alcides Neto)
Iluminação da cidade está no meio de enrosco judicial. (Foto: Alcides Neto)

A Energisa, responsável pela distribuição das contas de luz em Campo Grande, informou que ainda não foi notificada sobre a decisão em primeira instância de retomar a cobrança da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública). 

Em nota emitida por sua assessoria de empresa, a concessionária afirma que, apesar de até o momento não ter recebido a intimação, agirá em conformidade com as determinações legais e que é apenas o arrecadador. O texto continua dizendo que, assim que a notificação chegar, cumprirá a decisão judicial. 

O mandado que pede a volta imediata da taxa foi emitido pela 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos na última segunda (05), em processo movido pela Prefeitura contra a Energisa.

O parecer do magistrado diz que cortar o tributo abruptamente fere princípios legais. Primeiro, que representaria uma espécie de "desconto" ao contribuinte em ano eleitoral, especialmente porque Bernal concorre à reeleição. Depois, que seria necessário fazer um estudo de impacto orçamentário antes de cessar a cobrança. 

A ação é uma resposta à disputa entre Câmara Municipal e Prefeitura, que já está em segunda instância, no TJ-MS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul) e que teve resultado negativo para o Executivo até agora.

Neste primeiro processo, a prefeitura alega a inconstitucionalidade da lei homologada pela Câmara, que pedia a suspensão do imposto por seis meses, mas até agora o TJ determinou que se cumpram os 180 dias da interrupção da cobrança.

 

Nos siga no Google Notícias