ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Empresa foi contratada para reparar rachaduras em imóveis da Homex, diz Caixa

Zana Zaidan | 06/02/2014 20:49
Antunes garantiu aos vereadores que os problemas das rachaduras estão sendo resolvidos (Foto: Marcos Ermínio)
Antunes garantiu aos vereadores que os problemas das rachaduras estão sendo resolvidos (Foto: Marcos Ermínio)

A empresa Tecnometta já trabalha na reparação das trincas e rachaduras dos apartamentos entregues pela construtora Homex, do conjunto Paulo Coelho Machado. A afirmação foi feita na tarde de hoje (6) pelo superintendente Caixa Econômica Federal no Estado, Paulo Antunes, na Câmara de Vereadores, durante oitiva da CPI da Homex.

A atuação da empresa na construção de empreendimento vem de antes dos imóveis apresentarem problemas. A Tecnometta vendeu a tecnologia usada no isolamento térmico das paredes e, após negociações com a Caixa, passou a cuidar dos reparos.

“Como a empresa já detinha a tecnologia, a acionamos, e aqueles cujas moradias apresentaram problemas terão esse suporte”, respondeu Antunes ao questionamento do vereador Otávio Trad (PT do B), um dos membros da CPI. A preocupação do parlamentar era quanto ao amparo a quem já mora no conjunto habitacional, já que uma segunda construtora, a VBC Engenharia, entrou em cena para concluir somente os apartamentos em fase de construção e abandonados pela Homex.

Antunes explica que a empresa que a Tecnometta recebeu por fornecer a tecnologia, mas não será paga por efetuar os reparos. “Isso não faz parte do contrato, mas prevaleceu o bom-senso”, justificou.

No entanto, outros vícios de construção, como problemas nas calhas – que causam vazamentos – e o esgoto mal feito, são de responsabilidade da Homex, disse o superintendente.

“O projeto de esgoto e drenagem precisa ser aprovado pela Águas Guariroba. Eles apresentaram a aprovação, o que nós enxergamos como uma carta de viabilidade para dar continuidade à obra”, afirmou Antunes aos parlamentares.

Erros – Sobre os vícios de construção e atrasos no cronograma da obra, alvo de reclamações dos moradores e daqueles que financiaram os imóveis pelo banco, a Caixa alega ter acionado a Homex.

“Os mutuários nos procuraram por diversas vezes (para reclamar). Acionamos a construtora, chegamos a fazer acordos, estabelecer novos cronogramas, tanto para o término do empreendimento quanto para resolver os dos que já tinham sido entregues. Por isso, trocamos a construtora”, acrescentou Antunes sobre a VBC.
A VBC firmou contrato para construir 272 apartamentos que a Homex deixou inacabados, que devem ser concluídos em até 180 dias

O rombo da Homex - Das 3 mil casas que a Homex se propôs a construir na Capital, a empresa vendeu 700, mas não entregou 272. Os que foram entregues, apresentaram problemas, como rachaduras, infiltrações, e falhas na rede de água e esgoto. A construtora também é acusada de calote de R$ 24 milhões com fornecedores, com processos iniciados em 2012 e 2013. No período, teria recebido R$ 50 milhões.

Nos siga no Google Notícias