ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Empresa irá cadastrar hoje catadores de lixo para cooperativa de reciclagem

Paula Vitorino | 14/11/2012 15:44
Apresentação sobre como será a operação do serviço foi feita nesta manhã. (Foto: Minamar Júnior)
Apresentação sobre como será a operação do serviço foi feita nesta manhã. (Foto: Minamar Júnior)

No processo de transição para o novo modelo de coleta e destinação de lixo em Campo Grande, o Consórcio Solurb CG, ganhador da licitação municipal, abre nesta tarde cadastramento dos catadores de lixo para participarem da cooperativa de reciclagem. Nesta manhã, a empresa apresentou o plano de trabalho e recebeu a ordem de serviço para início das atividades da Prefeitura.

De acordo com o superintendente do Consórcio, Elcio Terra, equipes da empresa vão hoje à tarde até a região do lixão de resíduos sólidos no bairro Dom Antônio Barbosa para cadastrar os trabalhadores.

“Para quem não quiser participar da cooperativa será oferecida a oportunidade de participar de outros serviços, receber cursos de capacitação para de pintura e varredura, por exemplo”, afirmou.

De acordo com o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, alguns trabalhadores já estão sendo capacitados para atuar na reciclagem.

O lixão no local deve ser desativado na segunda quinzena de dezembro e, então, não será mais permitido a entrada de catadores no depósito de lixo. Os trabalhadores poderão apenas atuar na usina de reciclagem, na separação dos materiais.

Prefeitura e empresa garantem que a usina estará em funcionamento até a desativação do lixão, que será substituído pelo aterro Dom Antônio Barbosa II, em área ao lado. O início das atividades do aterro será no próximo dia 21, quando oficialmente o Consórcio assume todos os serviços ligados ao lixo na Capital.

O investimento total no primeiro ano é de R$ 45 milhões, sendo que o lucro que a empresa deve obter em 25 anos é estimado em R$ 1,3 bilhão.

Além da responsabilidade pela destinação dos resíduos sólidos da Capital, a empresa será a responsável pelos serviços de coleta seletiva, lixo hospitalar municipal, crematório de carcaça de carcaça de animais e limpeza urbana.

Ainda é previsto a construção de um novo aterro para resíduos sólidos, em área de 4 km do atual lixão.

Sobre as ações judiciais que a licitação é alvo, questionando a legalidade do processo e o cumprimento de normas ambientais, o superintende da empresa frisou que não tem conhecimento de nenhuma ação que impeça o funcionamento das atividades no prazo previsto.

Nos siga no Google Notícias