ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Enersul segue combate a irregularidades em medidores de energia

Nyelder Rodrigues e Helton Verão | 02/04/2013 20:07
Técnicos procuram por alterações nos medidores de energia elétrica (Foto: Marcos Ermínio)
Técnicos procuram por alterações nos medidores de energia elétrica (Foto: Marcos Ermínio)

O combate aos “gatos” na energia elétrica e falhas dos medidores segue sendo feito pela Enersul em Campo Grande. Nesta tarde, uma das ruas fiscalizadas foi a rua Capri, no bairro Chácara Cachoeira.

Lá, foi verificado problemas no medidor de energia de uma casa. Segundo os técnicos da Enersul, o problema encontrado foi o mais comum, a queima de uma das três fases do aparelho.

O dono na casa, o autônomo Rodrigo Campos Abes, de 40 anos, acompanhou a fiscalização. Ele disse morar ali há nove anos, mas no último, deixou a casa fechada pois foi morar em outra cidade, voltando apenas em janeiro deste ano.

Ele afirma não saber o que aconteceu para que tenha sido queimada uma das fases do medidor. Entretanto, conforme Marcio Ribeiro, técnico da Enersul, as fases dos medidores de energia só queimam se alguém fizer isso, descartando a possibilidade de acidentes.

“Não tem como ser por acaso”, o técnico, que também afirma que são visitas cerca de oito residências por dia, e em três ou quatro delas são encontradas irregularidades.

Atualmente, a Enersul possui um aparelho que indica a média e as oscilações de consumo de cada residência. As que apresentam essas maiores oscilações, ou mudanças bruscas, são visitadas por uma equipe da empresa para constatar se há irregularidades com o medidor.

“A cada dia, a gente se depara com mais fraudes, cada vez mais criativas”, contam os técnicos. Em 2012, a Enersul registrou 31,7 mil casos, sendo 30% deles reincidentes. Os consumidores com irregularidades são multados com valores que variam, conforme o período em que ficaram com o “gato”. As multas são aplicadas após verificação do aparelho no Inmetro.

Nos siga no Google Notícias