ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Enfermagem da Santa Casa faz operação tartaruga em pressão por reajuste

Aline dos Santos e Luana Rodrigues | 27/07/2015 08:16
Enfermagem reduziu atendimento hoje na Santa Casa. (Foto: Marcos Ermínio)
Enfermagem reduziu atendimento hoje na Santa Casa. (Foto: Marcos Ermínio)

A enfermagem da Santa Casa de Campo Grande realiza “operação tartaruga” desde às 6h30 desta segunda-feira para pressionar por reajuste salarial. A redução do efetivo deve durar até quarta-feira, quando a categoria pode convocar greve. Os profissionais, cuja data-base é maio, querem reajuste de 12.64%. Contudo, a direção do hospital ofereceu 6%.

“As duas propostas feitas pela Santa Casa até agora não foram satisfatórias, com índice muito abaixo do garantido em lei”, afirma o diretor de finanças do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Sebastian Rojas. Segundo ele, o mínimo a que eles têm direito é aumento de 8.34% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), um dos indicadores da inflação.

“A direção vem alegando falta de dinheiro pela não renovação de contrato com a prefeitura. Mas visualizamos em vários setores altos investimentos em equipamentos, uma reforma gigantesca no Prontomed. Como tem dinheiro para investir na parede, no piso e não tem para o profissional”, questiona o sindicalista.

O comando do sindicato foi chamado na manhã desta segunda-feira para reunião com a direção da Santa Casa. Hoje serão realizadas três assembleias: de manhã, tarde e noite.

Na operação tartaruga, a sala de emergência do Pronto-Socorro tem 100% da equipe, as áreas de urgência e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) têm 50% dos profissionais e na enfermaria e centro cirúrgico, 30%.

A enfermagem tem 1.200 profissionais na Santa Casa, entre técnicos e enfermeiros. Além do reajuste, a categoria quer adicional de exclusividade de 20% sobre o salário base dos profissionais; abono assiduidade de R$ 184,73; e salário de R$ 1.778,86 para os técnicos em enfermagem nível 2 que tenham a graduação em enfermagem.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a direção negocia com o sindicato, mas a falta de contrato com a prefeitura de Campo Grande dificulta acordo financeiro.

Nos siga no Google Notícias