ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Enfermeiros farão trabalho voluntário para atender vítimas de dengue

Aline dos Santos | 31/01/2013 11:15
Voluntários vão reforçar atendimento em postos de saúde. (Foto: João Garrigó)
Voluntários vão reforçar atendimento em postos de saúde. (Foto: João Garrigó)

Com a maior epidemia de dengue da história de Campo Grande em curso, enfermeiros vão trabalhar de forma voluntária para reforçar o atendimento nas unidades de saúde 24 horas e nos sete postos que tiveram o atendimento estendido para dar conta da demanda de doentes. Neste mês, são 15 mil casos notificados e a Prefeitura decretou situação de emergência.

A previsão é que o grupo de 25 pessoas comece a atuar no próximo fim de semana. A efetivação do trabalho depende de autorização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). De acordo com a presidente do Coren/MS (Conselho Regional de Enfermagem), Amarílis Pereira Amaral Scudellar, o serviço voluntário foi proposto no último sábado ao prefeito Alcides Bernal (PP) e ao secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca.

Segundo ela, agora são discutidas questões burocráticas. “São questões técnicas. Para que tudo seja bem organizado”, afirma a presidente do conselho. Os profissionais assinam documento de adesão, que esclarece que o trabalho é voluntário, sem vínculo empregatício.

As equipes serão formadas por um enfermeiro e de dois a três técnicos. “São enfermeiros, técnicos e auxiliares para dar apoio em épocas de crise. Os profissionais que trabalham nos postos estão exauridos. O número de médicos está adequado. Mas o profissional médico gera muitos procedimentos para a enfermagem”, salienta.

O déficit estimado pelo Coren é de 200 enfermeiros e mais de mil técnicos de enfermagem. O profissional pode aderir ao plano de serviço voluntário preenchendo o termo de adesão no site http://www.corenms.gov.br

Nos siga no Google Notícias