ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Entidade promove evento em comemoração ao Dia de Combate à Homofobia

Alan Diógenes | 16/05/2015 18:42
A ação tem como objetivo chamar atenção para os crimes de preconceito e homofobia, que crescem no Estado. (Foto: Divulgação)
A ação tem como objetivo chamar atenção para os crimes de preconceito e homofobia, que crescem no Estado. (Foto: Divulgação)

Neste domingo (17), a Capital recebe o evento "Grito Contra a Homofobia", uma manifestação simbólica em comemoração ao dia Nacional e Internacional de Combate à Homofobia. O encontro acontece a partir das 8h, na Praça Ary Coelho, no centro da cidade.

A ação é uma iniciativa da Rede Apolo (Rede de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul) em parceria com o movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) da capital. Durante a manifestação, serão distribuídos panfletos explicativos sobre o que é homofobia, e suas consequências em quem sofre este tipo de preconceito.

Haverá também exposição de cartazes e faixas, no intuito de chamar a atenção da população e do Poder Público, quanto à discriminação enfrentada por essa população em seu dia a dia, seja em família, nos espaços públicos, nas universidades, unidades de saúde, assistência social e no mercado de trabalho, dentre outros locais.

Em Mato Grosso do Sul, apesar da Lei nº 3.157/2005, que prevê medidas de combate à discriminação devido à orientação sexual, muitos crimes e violências são praticados contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

No Estado, de janeiro até agora foram registrados 10 casos de crimes graves contra LGBTs, de homicídios e tentativas de homicídio. Em âmbito nacional, a homofobia, que ainda nem sequer é considerada crime no país, só de janeiro a 21 de setembro de 2014, provocou ao menos 216 assassinatos, de acordo levantamento do Grupo Gay da Bahia, referência sobre o tema no país, mesmo sem a divulgação de estatísticas oficiais.

Toda e qualquer manifestação de discriminação pode ser denunciada pelo Disque 100, inclusive com garantia de sigilo do denunciante.

Nos siga no Google Notícias