ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Envolvidos na invasão da prefeitura, 20 servidores podem ser demitidos

Lidiane Kober | 31/07/2014 19:06
Bernal e simpatizantes teriam premeditado a invasão, aponta a sindicância (Foto: Arquivo)
Bernal e simpatizantes teriam premeditado a invasão, aponta a sindicância (Foto: Arquivo)

Por conduta incompatível com a função pública e a moralidade durante a invasão da Prefeitura de Campo Grande, no dia 15 de maio, pelo menos 20 servidores efetivos correm o risco de perder o emprego. Na edição de hoje (31) do Diário Oficial do Município, 12 funcionários de sete secretarias foram listados e enfrentarão processo administrativo disciplinar.

A decisão leva em conta sindicância em andamento para apurar os fatos e identificar os envolvidos na invasão dos prédios públicos para forçar a posse imediata do prefeito cassado, Alcides Bernal (PP). Prévia investigação, baseada em depoimentos de envolvidos e testemunhas, evidencia a mobilização premeditada para perpetrar a agressão aos poderes públicos.

Entre os acusados de participar da ação, estão quatro guardas municipais: Thiago de Souza Nogueira, Michelle Carpezani Rondon de Mello, Charlene Duarte Mareto Torres e Walter Francisco Xavier. Eles são funcionários da Segov (Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais).

Também enfrentarão processo administrativo o auxiliar social, Luiz Carlos Timóteo de Oliveira; o assistente administrativo, Gustavo Bonfim Alonso; o eletricista, Paulo Marcos Gonçalves de Camargo; a agente comunitária de saúde, Fernanda Correa Barbosa e o programador de sistemas, José Itamar de Almeida.

Do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), estão na mira da investigação André Luiz de Castro, Godofredo Alves Bitencourt Filho e Tiago Queiroz de Almeida Lima. Se considerados culpados, os 12 servidores podem receber advertência ou serem demitidos por justa causa.

Além de processo administrativo, os servidores e vereadores, envolvidos com a invasão, podem enfrentar processo na área criminal. Neste caso, a prefeitura vai acionar o MPE (Ministério Público Estadual) e a polícia para decidir o destino dos invasores.

Provas - Para reforçar as acusações e as decisões, o relatório da sindicância traz centenas de fotos que denotam a premeditação e atuação antecipada dos agentes, comandados do prefeito cassado. Há diversas fotos caracterizando a violência e as agressões cometidas por ex-comissionados e simpatizantes de Bernal.

Sobre mais detalhes da investigação, o Secretário Municipal de Administração, Valtemir Brito, informou que não poderia revelar, mas informou que o prefeito Gilmar Olarte (PP) fará uma coletiva de imprensa nos próximos dias. “O prefeito pediu cautela e prudência na apuração dos fatos, o Gilmar dará uma resposta a sociedade, faremos um balanço do que foi apurado nestes mais de 70 dias trabalho”, disse.

Brito informou ainda que “o prefeito determinou que, todos aqueles agressores identificados nas fotos, vídeos e declarações sejam noticiados as autoridades competentes”.

O procurador geral do Município, Fábio Castro Leandro, afirmou que, tão logo os dados de cada sindicância sejam copilados, a Procuradoria do Município produzirá um relatório circunstanciado especificando a conduta de cada um dos identificados e encaminhará conjuntamente com as provas produzidas (vídeo, fotos e declarações), cópia ao Ministério Público e à Polícia Civil.

Para ele, “há fatos graves narrados pelos declarantes nas sindicâncias e nas dezenas de boletins de ocorrência”. “Há a descrição clara do cometimento de diversos crimes, como constrangimento ilegal, exercício arbitrário das próprias razões, ameaças e depredação do patrimônio, fatos que temos o dever de apresentar as autoridades competentes”, frisou.

Ele enfatizou ainda que “as agressões não se limitaram ao patrimônio público e aos servidores da prefeitura”. “Houve quebra da ordem pública e o indício de cometimento de crimes contra o Estado e a administração judicial, isso ficou demonstrado nos elementos que instruem as sindicâncias”, finalizou.

Dia “D”- No dia 15 de maio, Bernal retornou ao cargo de prefeito por oito horas, depois de ser cassado no dia 12 de março. A decisão do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveria Gomes Filho, determinava a posse imediata. Horas depois, o desembargador de plantão, Vladimir Abreu da Silva, acatou pedido da assessoria jurídica da Câmara Municipal, e cassou a liminar de Gomes Filho.

Nos siga no Google Notícias