ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Equipe da ONU vem à Capital conhecer trabalho de Ong na prevenção da Aids

Flávia Lima | 21/01/2015 12:34

Uma equipe do Ministério da Saúde e representantes do Unodc (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), estarão em Campo Grande nesta quinta-feira (22) para uma visita técnica nas ONGs parceiras nos testes de fluido oral para HIV. A iniciativa é da secretaria municipal de Saúde de Campo Grande, através do Programa DST/HIV/Aids/Hepatites virais.

O Unodc possui um programa de HIV que atualmente foca sua atuação em 24 países prioritários para a prevenção do vírus transmissor da Aids entre usuários de drogas e profissionais do sexo. O Brasil está entre estes 24 países.
O Escritório do Unodc no país possui uma parceria de mais de 20 anos com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais para o desenvolvimento de ações preventivas e assistenciais.

A Coordenadora do Programa Global, Monica Beg, está no Brasil desde o início da semana e já passou por
São Paulo e Brasília, onde se reuniu com parceiros do Sistema ONU no Brasil e do Ministério da Saúde e da Justiça. Ela conheceu programas municipais voltados a prevenção de DST e Aids.

A visita da equipe à Capital foi motivada pelo trabalho desenvolvido pela Ong Associação de Redução de Danos Águia Morena, que realiza um dos projetos estratégicos de prevenção da doença.

A programação começa às 8h30, com uma reunião entre o secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, o prefeito Gilmar Olarte e representantes dos programas voltados a questão da Aids e DSTs. Ainda no período da manhã a equipe vai conhecer o serviço dos parceiros do projeto Fluido Oral e à tarde o trabalho da Ong Águia Morena.

Sobre a Unodc

Criada em 1997 o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) implementa medidas que refletem as três convenções internacionais de controle de drogas e as convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção. O trabalho do Unodc está baseado em três grandes áreas: saúde, justiça e segurança pública. Dessa base tripla, desdobram-se temas como drogas, crime organizado, tráfico de seres humanos, corrupção, lavagem de dinheiro e terrorismo, além de desenvolvimento alternativo e de prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade.

No campo da saúde, o Unodc trabalha no sentido de garantir o acesso aos serviços de saúde como um direito humano fundamental, independentemente da condição social ou da situação jurídica das pessoas. Nesse sentido, o Unodc se esforça para garantir o acesso a tratamento para usuários problemáticos de drogas e para garantir o atendimento integral de saúde também nos ambientes prisionais. Além disso, conduz esforços de prevenção voltados para a população em geral, a fim de conscientizar as pessoas sobre os riscos do uso abusivo de drogas.

Na área de justiça, o Unodc auxilia os países, por meio da implementação de instrumentos jurídicos internacionais relevantes, a desenvolver sistemas de justiça e prisionais, sempre a partir da perspectiva do respeito aos direitos humanos.

No campo de segurança pública, o escritório trabalha para ampliar a capacidade dos países em oferecer uma resposta à criminalidade. Para isso, busca reforçar a ação internacional contra a produção de drogas, o tráfico e a criminalidade associada às drogas, por meio de iniciativas como projetos de desenvolvimento alternativo, monitoramento de cultivos ilícitos e programas contra a corrupção e a lavagem de dinheiro.

O Unodc possui escritórios de campo, nacionais e regionais, que cobrem mais de 150 países. Trabalhando diretamente com governos e organizações não-governamentais, as equipes de campo desenvolvem e implementam programas de controle de drogas e de prevenção à criminalidade, sempre adaptados às necessidades locais dos países atendidos.

Nos siga no Google Notícias