ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Equipes da Sesau orientam população sobre controle do diabetes

Flávia Lima | 06/11/2015 08:36
Mudança de estilo de vida auxilia no controle da doença. (Foto:Divulgação)
Mudança de estilo de vida auxilia no controle da doença. (Foto:Divulgação)

A secretaria municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (6), diversas ações de orientação quanto a prevenção do diabetes. As atividades acontecem até às 11 horas, na unidade de saúde da família Jardim Batistão e tem o propósito de alertar a população e marcar o dia de combate a doença, que acontece no próximo sábado (14).

Nesta sexta, a equipe técnica vai orientar sobre o diabetes, complicações e formas de prevenção. O objetivo é mostrar a população que é possível conviver com a doença adotando um estilo de vida saudável.

Serão realizadas atividades físicas, orientação feitas por médicos endocrinologistas, avaliação do pé diabético e antropométrica (medição das variações físicas e na composição corporal global), orientações sobre aplicação de insulina e nutricionais.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, na Capital há um índice de 6,6% da população a partir dos 18 anos acometidas pela doença, valor pouco abaixo do índice nacional que é de 6,9%.

A intenção durante as atividades é trabalhar a divulgação de ações e informações que possam tornar mais saudável a vida da pessoa com diabetes. Para os anos de 2014 a 2016 o tema Vida Saudável e Diabetes foi escolhido pela IDF (Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde) para destacar as preocupações sobre os crescentes números de diagnóstico no mundo.

Segundo a Gerente Técnica do Programa de Saúde em Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Sesau, Gabriela Dorn, várias unidades de saúde mantém atividades rotineiras voltadas para os diabéticos.

Para fazer parte do Programa de Controle de Diabetes e Hipertensão da Sesau o paciente deve realizar uma consulta em uma UBS ou UBSF. Serão solicitados exames e a partir da orientação médica a pessoa é liberada para participar das atividades, entre elas caminhadas e exercícios nas academias ao ar livre.

Nos siga no Google Notícias