ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Erosão 'engole' rua, avança sobre casas e assusta no Nova Lima

Viviane Oliveira | 30/10/2011 13:26

O buraco tomou aproximadamente 25 metros da rua. A erosão tem cerca de 18 metros de profundidade

Buraco gigantesco volta a preocupar os moradores da rua Marquês de Herval, no bairro Nova Lima. (Fotos: Simão Nogueira)
Buraco gigantesco volta a preocupar os moradores da rua Marquês de Herval, no bairro Nova Lima. (Fotos: Simão Nogueira)

Pela segunda vez foi aberto um buraco gigantesco na rua Marquês de Herval, no bairro Nova Lima, em Campo Grande. Com as chuvas da madrugada deste domingo (30), uma nova cratera se formou, engolindo metade da pista.

Conhecida como “Corredor do Nova Lima”, a rua é uma das principais vias da região e o buraco gigantesco volta a preocupar os moradores do bairro. João Batista da Silva, 54 anos é proprietário de uma refrigeração na via. Segundo ele, a cratera se abriu de manhã. “Quando amanheceu a rua estava inteira. A chuva da noite umedeceu a terra e com a força desbarrancou o asfalto”, explica.

O morador disse que ficou assustado com o tamanho do buraco e sinalizou o local com geladeiras velhas. “Esta rua é muito movimentada. É um risco para todo mundo da região”.

Conforme o coordenador da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul, Sebastião Rayol, o buraco tomou aproximadamente 25 metros da rua. Ele calculou em 18 metros a profundidade da voçoroca.

O auxiliar de mercado Sandro dos Santos, 33 anos, foi até o local para tirar fotos. Para ele é curioso a administração pública deixar acontecer um problema pela segunda vez. “Tirei fotos para mostrar no trabalho”, indignado o auxiliar reclama que o buraco além de causar transtornos deixa o lugar feio, perigoso e desvaloriza as casas da região.

O secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco, foi ao local ainda pela manhã e disse que era previsível que a erosão voltasse com a queda de chuva forte. Segundo o secretário, foi feito um trabalho provisório para não interromper o trânsito na via.

“Enquanto não fizermos uma obra definitiva aqui, isso vai ocorrer toda vez que houver um temporal”, disse o secretário.

Conforme ele, a situação do local é crítica, e assim que o tempo permitir, a prefeitura vai entrar com as máquinas para tentar minimizar o transtorno e evitar que a erosão aumente.

O problema que já vinha persistindo há anos, se agravou em março desde ano quando a cratera foi aberta. A prefeitura anunciou que o local seria um dos pontos prioritários para a recuperação dos estragos da chuva.

Valor da obra - No dia 5 de maio deste ano foi feita uma audiência com o secretário de obras. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garantiu a liberação de R$ 5 milhões exclusivamente para obras de reparo onde foi formada a cratera.

Para a Prefeitura, a cratera compromete, além da reserva ambiental, toda a infraestrutura urbana, inclusive serviços públicos como energia elétrica, asfalto e redes de água e esgoto.

A prefeitura já fez um projeto definitivo. Só estamos esperando o valor da obra que já foi liberado pela ministra da Casa Civil, Gleice Hoffmann, afirma De Marco.

Perigo - De acordo com a Defesa Civil o muro de construção em frente ao local que a erosão foi aberta pode vir a desmoronar de acordo com a evolução do buraco. “Nossa preocupação e tentar evitar que a erosão aumente para evitar que avance", disse o coordenador da Defesa Civil, Sebastião Rayol.

O buraco tomou aproximadamente 25 metros da rua.
O buraco tomou aproximadamente 25 metros da rua.
Segundo Rayol, a erosão tem cerca de 18 metros de profundidade.
Segundo Rayol, a erosão tem cerca de 18 metros de profundidade.
Nos siga no Google Notícias