ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Escândalo do casal Olarte esvazia igreja, mas loja continua ‘bombando’

Casal está preso há 24 dias e segundo integrantes de congregação religiosa fundada pelo ex-prefeito, fiéis ficaram decepcionados

Anahi Zurutuza e Adriano Fernandes | 09/09/2016 18:57
Gilmar Olarte quando foi preso pelo Gaeco no dia 15 de agosto deste ano (Foto: Fernando Antunes)
Gilmar Olarte quando foi preso pelo Gaeco no dia 15 de agosto deste ano (Foto: Fernando Antunes)
A esposa dele, Andreia, quando foi levada de casa, também pelo Gaeco (Foto: Fernando Antunes)
A esposa dele, Andreia, quando foi levada de casa, também pelo Gaeco (Foto: Fernando Antunes)

Mesmo depois que foi afastado da política, em agosto do ano passado, e preso em setembro de 2015, fiéis continuaram do lado do pastor Gilmar Olarte, mas a segunda prisão “não deu para engolir”. De acordo com uma integrante da igreja, a diretoria da congregação estuda “cassar o mandato” do líder religioso e os cultos esvaziaram. Enquanto isso, entretanto, a loja que pertence à ex-primeira-dama, Andreia Olarte, não perdeu clientes após o escândalo envolvendo o casal.

Fundada por Olarte em 2009, a igreja Assembleia de Deus precisou adotar este nome em agosto do ano passado porque a Adna (Assembleia de Deus Nova Aliança) Ministério Santa Cruz, com sede em Cuiabá, capital de Mato Grosso, entrou com ação para proibir a comunidade evangélica da Capital de usar a marca em 2010.

O pedido foi reforçado depois que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) de Mato Grosso do Sul deflagrou a Operação Adna, em 2014. Alegaram danos à sua imagem decorrentes da ação do órgão do MPE (Ministério Público Estadual) e conseguiram decisão favorável na Justiça.

A primeira operação contra Olarte investigou articulações de pessoas ligadas à igreja fundada por ele para um suposto esquema que teria levantado dinheiro com agiotas mediante promessa de cargos na Prefeitura de Campo Grande. O recursos teriam sido usados na campanha em 2012, quando ele foi eleito vice-prefeito na chapa de Alcides Bernal (PP).

O prefeito foi cassado em março de 2014 e Olarte estava há um ano e cinco meses no comando da prefeitura, quando foi afastado do cargo, primeira consequência da Operação Coffee Break. Bernal reassumiu o posto no fim de agosto do ano passado.

O MPE já investigava, portanto, o então vice-prefeito, que supostamente havia se unido ao empresário João Alberto Krampe Amorim dos Santos, dono da Proteco Construções, para tramar a cassação do então chefe do Executivo municipal. Mas, foi na segunda etapa da Caoffee Break que o pastor se tornou o primeiro prefeito de Campo Grande preso. Naquela ocasião, a prisão de Olarte foi decretada no dia 30 de setembro de 2015 e ele se entregou à polícia dois dias depois.

Nada disso parecia abalar as estruturas do templo construído no bairro Coophamat – no sudoeste da Capital. Aliás, a igreja foi erguida em terreno público doado para o pastor na época que ele era vereador e a situação também passou a ser contestada na Justiça.

A imprensa chegou a retratar que, quando foi solto, no dia 7 de outubro do ano passado, Olarte foi recebido em casa por fiéis da igreja, que cantavam louvores.

Além disso, em maio deste ano, o Campo Grande News conversou com o diácono Thiago Vítor, de 33 anos, e ele revelou que o pastor Olarte continuava realizando os cultos às terças-feiras e domingos, das 19h às 21h30. Nestes dois dias, integrantes da comunidade evangélica lotavam o saguão, com capacidade para 800 pessoas, da igreja localizada na Rua do Sul.

Nesta sexta-feira (9), igreja fundada por Olarte na Rua do Sul, no Coophamat, estava fechada (Foto: Adriano Fernandes)
Nesta sexta-feira (9), igreja fundada por Olarte na Rua do Sul, no Coophamat, estava fechada (Foto: Adriano Fernandes)

Debandada – Contudo, a segunda prisão do líder religioso, por força da Operação Pecúnia – a terceira enfrentada por Olarte em dois anos – foi a gota d’água. Segundo a fiel, que conversou com a reportagem na condição de ter a identidade preservada, todos ficaram muito decepcionados e muitos deixaram a igreja. “Agora, tem gente que está voltando”.

Desde que Olarte foi preso pela segunda vez, no dia 15 de agosto deste ano, o pastor Janio Faustino teria assumido as funções do pastor fundador da antiga Adna na Capital, segundo a fiel. O membros da diretoria da congregação estariam pensando que afastar definitivamente o líder preso.

Andreia Olarte trabalhando na Casa da Esteticista (Foto: Facebook/Reprodução)
Andreia Olarte trabalhando na Casa da Esteticista (Foto: Facebook/Reprodução)

Negócios – Apesar da ruína do casal como inspiração religiosa, a Casa da Esteticista, loja na Rua 14 de Julho que pode se tornar a principal fonte de renda da família, já que Olarte renunciou ao cargo de prefeito e vice-prefeito, não sofreu com o escândalo.

Uma funcionária disse à reportagem: “mesmo depois que a patroa ficou famosa, nada mudou”.

Ela revelou ainda que o comércio, especializado na venda de cosméticos, existe há 17 anos e foi aberto por Andreia Olarte, mas os filhos do casal tomaram as rédeas da empresa depois da prisão dos pais.

Nos siga no Google Notícias