ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Formação tem que vir de casa, diz secretária sobre caso de violência em escola

Paula Vitorino | 13/04/2012 18:36

Professor foi esfaqueado por aluno dentro de sala de aula de escola estadual, Agressão levanta polêmica sobre segurança nas escolas

Professor sofre agressão dentro de sala de aula. (Foto: Minimar Júnior)
Professor sofre agressão dentro de sala de aula. (Foto: Minimar Júnior)

Após o esfaqueamento de professor dentro da sala de aula, a titular da SED (Secretária Estadual de Educação), Maria Nilene Badeca, afirmou que a segurança dentro das escolas depende também da formação dentro de casa.

Ela frisa que não pode transformar as “escolas em cadeia, com grades”. A secretária também lembra que a agressão aconteceu dentro da sala de aula e não tem como manter um guarda ou fazer revista nos alunos para entrar nas salas.

Com isso, Badeca conclui que o que é inadmissível é o fato de pais deixarem seus filhos saírem armados de casa.

“A formação tem que vir de berço, porque não tem como a escola fazer tudo. Cabe a escola ensinar a ler, escrever, mas a família tem fazer o papel dela na formação. Agora quem deixar tudo para a escola”, afirma.

A parceria entre escola e pais também é destacada pela secretária. “O trabalho preventivo e conjunto com a família é fundamental para uma escola segura”, diz.

Ela ressalta que os projetos desenvolvidos pela promotoria da Vara da Infância e da Juventude do Ministério Público Estadual, com palestras e seminários voltados para a família.

Violência - O professor de Física da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues foi agredido na noite de ontem por um aluno de 17 anos. Ele levou duas facadas, no ombro e braço, quando tentou impedir uma briga entre o aluno e a namorada.

Depois da agressão, o estudante ainda ameaçou o diretor da escola para conseguir fugir. Logo após, outro estudante ameaçou funcionários e alunos com um revólver. Alunos e moradores da região disseram que casos de violência são comuns na escola.

O aluno que esfaqueou o professor foi apreendido em casa. A delegada da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), Maria de Lurdes, informou que o professor já prestou depoimento e que o adolescente e testemunhas também serão chamadas para depor.

Após a apuração dos fatos, o adolescente deverá ser indiciado pela agressão e responder na Justiça.

Nos siga no Google Notícias