ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Escolas terão que elaborar horário especial para reposição de aulas

Flávia Lima | 03/07/2015 10:50
Alteração de calendário e dias de reposição deverão ser informados com detalhes aos pais. (Foto:Divulgação)
Alteração de calendário e dias de reposição deverão ser informados com detalhes aos pais. (Foto:Divulgação)

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) divulgou as normas que deverão nortear a reposição de aulas nas escolas onde os professores começarem a retornar ao trabalho. Na quarta-feira (1), o secretário de Educação, Wilson do Prado, já havia autorizado a direção das escolas a iniciarem as reposições a partir deste sábado (4).

Conforme o documento elaborado pela Semed, os professores não poderão utilizar o dias que constam no calendário escolar como letivos para a reposição da carga horária especial, mesmo que a unidade funcione somente em um turno ou que utilize o contraturno.

A orientação é que os professores façam um horário diferenciado, com o objetivo de atender a atual realidade escolar, observando-se a carga horária dos profissionais presentes na semana. Também não será permitida a união de turmas para acelerar o processo de reposição.

Os sábados poderão ser utilizados para reposição dos dias paralisados, assim como para formações continuadas e conselhos de classe, anteriormente programados, desde que não sejam dias letivos. As escolas deverão recorrer à Semed para solicitar a autorização efetiva das mudanças no calendário.

Reunião com paisA direção das escolas deverá convocar os pais para comunicar e tirar dúvidas dos responsáveis quanto ao novo calendário escolar e sobre os dias de reposição. A reunião deverá ter lista de presença, separada, que acompanhará a ata lavradas em livro próprio, com todas as informações pertinentes ao processo.

Durante a reunião, a direção da escola também deverá informar os horários especiais e quais são os professores em atividade. O dia 28 de julho, anteriormente marcado para formação continuada, será dia letivo.

Já em relação aos servidores, aqueles que estiverem em greve não poderão assinar a frequência no livro de ponto. A definição dos dias e como ocorrerá as reposições dos profissionais que continuarem em greve serão decididas quando eles retornarem ao trabalho.

A data de encerramento e de entrega de notas do segundo bimestre permanece a mesma inicialmente estipulada no calendário escolar de 2015. Caso os professores não consigam realizar as avaliações até o dia 7 de agosto, a direção da escola deverá procurar a Divisão de Monitoramento e Normas para planejar a digitação das notas no sistema.

Nos siga no Google Notícias