ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Escutas indicam manobra para evitar repasse de equipamentos contra câncer a MS

Ângela Kempfer | 01/07/2013 13:35

Mato Grosso do Sul poderia estar com novos aceleradores lineares para tratamento de pacientes com câncer, mas interceptações telefônicas feitas durante a Operação Sangue Frio levantam suspeita sobre o real interesse de gestores na saúde em equipar a rede pública contra a doença no Estado.

Conversas gravadas pela Polícia Federal reforçam a tese de que havia um esquema para beneficiar a rede particular, especificamente, o grupo do médico Adalberto Siufi, ex-diretor do Hospital do Câncer – única instituição com o acelerador em funcionamento pelo SUS.

Interceptações divulgadas hoje pela TV Morena mostram a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, e o diretor do Hospital Regional (HR), Ronaldo Queiroz, planejando como tratariam o assunto depois que o Ministério da Saúde solicitou informações sobre o interesse do Estado nos aceleradores.

Na ligação, a secretária detalha todo o processo, até a possível chegada do equipamento e comenta: “Então, acho que demora, né. Eu espero que demore”.

A conversa segue em outros momentos, com discussão sobre estratégias para convencer o Inca (Instituto Nacional do Câncer) a enviar os equipamentos apenas para o HR e para o Hospital do Câncer.

A secretária defende como argumento o fato da Santa Casa ter terceirizado o atendimento em contrato com a Neorad, da família Siufi, e de que o Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, considerava que o setor de oncologia já funcionava bem no HR.

Antes do encontro com responsáveis pelo Inca, Ronaldo Queiroz combinou o que seria dito em conversa com o então diretor do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, afastado depois da Operação Sangue Frio.

Ronaldo fala sobre a dificuldade de conseguir que o Hospital do Câncer fosse beneficiado e conta que o primeiro pedido da secretária de Saúde era para que o projeto de expansão do Ministério atingisse “Dourados, Corumbá, HU para substituir essa velha (aparelho antigo), barra Regional, e o Câncer (HC)”.

O diretor do HR segue com a orientação que ouviu de Beatriz Dobashi: “vamos assumir, dizer que nós queremos no Regional. É o projeto pra 2015. Que ainda vai demorar muito. E o HU abre mão também, fala não quero.”

De Dorsa, a reação é de total desinteresse: “É melhor não ter esse troço, né?

A secretária deixa claro que há uma relação próxima com Adalberto. “Eu estou esperando a sua posição, porque o Adalberto me ligou e perguntou se vale a pena mexer o doce”.

Ronaldo então detalha como foi a conversa com Inez Gadelha, da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde, durante reunião sobre o assunto. “Chamei ela no cantinho e falei: olha, tá aqui esse histórico, foi assim e assim. O resumo da ópera: está aqui o que a Bia colocou na situação de Campo Grande. Diante disso, o que a Bia perguntou: não seria mais inteligente fazer, possível contemplar o Câncer?”

Mas a reação foi a pior possível, ressalta Ronaldo. “De jeito nenhum, onde é que já se viu? Conheço esse cara faz muito tempo. Para lá não vai sair. Ela não se mostrou nem um pouco acessível no sentido de liberar uma máquina para o Câncer. Eu falei exatamente o que você me pediu. Mas a reação não foi boa. E o problema do nosso amigo do Câncer passa a ser político”, relata Ronaldo sobre o resultado da conversa.

Para dar uma satisfação a Adalberto Siufi, Dobashi telefona novamente e o orienta a procurar outro caminho. “O que ficou combinado lá, dito pelo Inca, foi que vem equipamento para Corumbá, para Dourados e para o Regional. Realmente a Inez Gadelha falou que não está previsto no Hospital do Câncer. Se você quiser falar com seu amigo, acho que não tem nenhum problema. “

Adalberto pergunta então se pode deixar claro que tem o aval da secretária, que se prontifica a ajudar. “Não tem problema. Isso, inclusive o Ronaldo levou por escrito um resumo que eu fiz”.

O Campo Grande News solicitou entrevista com a secretária Beatriz Dobashi, mas a assessoria não deu retorno.

Nos siga no Google Notícias