ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Esposa de Giroto, presa pela PF, consegue de novo prisão domiciliar

Raquel Rosa Portela e mais sete pessoas teve prisão preventiva decretada

Mayara Bueno | 16/05/2016 09:39

Alvo da segunda fase da Operação Lama Asfáltica, a advogada Raquel Rosa de Jesus Portela Giroto conseguiu, novamente, prisão domiciliar. Ela é esposa do ex-secretário de Obras do Estado, Edson Giroto, também preso durante a operação. Até então, Raquel estava na PF (Polícia Federal) e iria para PME (Presídio Militar Estadual).

Segundo o advogado de Raquel, Valeriano Fontoura, uma decisão de domingo (15), à noite, do TRF (Tribunal Regional Federal), autorizou o cumprimento da prisão preventiva em casa. No sábado (14), ela e outras sete pessoas tiveram a prisão temporária - válida por cinco dias prorrogáveis por igual período - em prisão preventiva, aquela com prazo indeterminado.

A situação da esposa de Giroto é diferente porque ela tem prerrogativas por ser advogada e tem o direito de ser recolhido em sala de Estado Maior da Polícia Militar. Na falta de local adequado, a prisão deve ser cumprida em regime domiciliar.

No mesmo dia da prisão, a informação era de que Raquel ocuparia um quarto no prédio do PME. Já o ex-secretário segue com a prisão preventiva mantida. Segundo Valeriano, o processoa ainda está sendo analisado para averiguar qual será a forma de tentar revogar.

Prisão preventiva - Justiça Federal decretou a prisão preventiva de oito pessoas presas durante a operação Fazendas da Lama. Os mandados cumpridos na última terça-feira (9) venceriam a meia-noite deste sábado (14), mas a decisão faz com que os suspeitos permaneçam detidos por tempo indeterminado.

Segundo informações apuradas pelo Campo Grande News, a medida atingiu Wilson Roberto Mariano de Oliveira, o Beto Mariano, servidor da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos); a filha dele, Mariane Mariano de Oliveira; o ex-secretário estadual de obras Edson Giroto; a mulher dele, Rachel Rosa de Jesus Portela Giroto; o empresário João Amorim; a filha dele Ana Paula Amorim Dolzan; a sócia dele Elza Cristina Araújo dos Santos e o empresário Flávio Henrique Garcia Scrocchio, preso em Tanabi (SP).

Operação - As investigações estão relacionadas a desvio de recursos federais, na execução de obras em rodovias no Estado.Os investigados são suspeitos de fazerem parte de uma organização que fraudava licitações e obtinha dinheiro de forma ilícita, mediante pagamentos às empreiteiras por serviços não executados ou feitos com qualidade inferior ao que foi contratado.

Foi identificado desvio de R$ 44 milhões e a formação de uma “rede de laranjas” composta por familiares e terceiros para a lavagem do dinheiro obtido de forma ilícita. Esses valores, conforme apontou a investigação, foram usados principalmente na compra de fazendas, que totalizaram 67 mil hectares espalhados em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias