ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Esquadrões Onça e Flecha já estão sob novo comando na Base Aérea

Wendell Reis | 05/01/2012 13:16
Mudança acontece para promoção dos atuais comandantes(Foto:Divulgação)
Mudança acontece para promoção dos atuais comandantes(Foto:Divulgação)

A Base Aérea de Campo Grande realizou na manhã desta quinta-feira (5) a troca do comando dos esquadrões Flecha e Onça. A troca de comando foi festejada com a tradicional formação da tropa e 'passeios' de aeronaves no céu de Campo Grande. Durante a cerimônia, que contou com a presença do vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, foi realizada a substituição do tenente-coronel aviador Luiz Guilherme da Silva Magarão, do esquadrão Onça, pelo tenente-coronel Ricardo Feijó Pinheiro, e do tenente-coronel aviador Alessandro Cramer pelo tenente-coronel aviador André Luiz Monteiro, no esquadrão Flecha.

A festa da troca de comando custou, no mínimo, algumas dezenas de litros de querosene (combustível de aviação), ao preço de R$ 4,80 o litro. Cada hora de voo consome ao menos 300 litros de combustíveis. Os 'passeios' aceleram o prazo para manutenção normal e revisão de motor, respectivamente a cada 150 horas e 360 horas de voo. Com 360 horas, o motor de aeronave deve passar por revisão, que custa, segundo fontes da aviação civil, algo em torno de US$ 200 mil.

Três aviões A-29 Super Tucano do Esquadrão Flecha sobrevoaram a Capital na manhã desta quinta-feira como parte do cerimonial. A troca de comando acontece a cada dois anos e é necessária para fazer a promoção dos militares, que passam a ocupar outros cargos e também para dar oportunidade a outros pilotos comandarem.

O esquadrão Onça é responsável pelas missões de transporte, além de realizar o lançamento de paraquedistas e missões de apoio a calamidades. O esquadrão ajudou o Rio de Janeiro na calamidade que atingiu o Estado em 2011. Já o esquadrão Flecha atua na vigilância de áreas da fronteira, impedindo voos ilícitos.

Ingresso na Força Aérea - Os interessados em se tornarem um piloto da Aeronáutica devem fazer concurso para ingressar na carreira militar. A idade base para os concursos varia de 14 a 23 anos, mas há concursos de profissionais temporários com idade de até 42 anos.

A idade mínima permitida é destinada aos interessados em ingressar na escola da Aeronáutica em Barbacena-MG. O adolescente faz uma prova para entrar na escola, permanece lá por três anos, se transfere para outra escola em São Paulo e é designado piloto, sendo encaminhado para servir a uma das unidades da Aeronáutica. Neste caso, ele entra como aspirante e depois é declarado tenente. Outras informações para os interessados em prestar concursos pode acessar o site: www.fab.mil.br, no link concursos.

Nos siga no Google Notícias