ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Está solto homem que ajudou policial a fugir após matar trabalhador

Liberdade foi concedida em caráter liminar. Julgamento do habeas corpus só em 2013

Nadyenka Castro | 26/12/2012 17:15
Ike foi sepultado no dia em que completaria 30 anos. (Foto: Minamar Júnior/ Arquivo)
Ike foi sepultado no dia em que completaria 30 anos. (Foto: Minamar Júnior/ Arquivo)

Está solto desde a semana passada, Osni Ribeiro de Lima, envolvido na confusão que terminou com a morte de Ike Cézar Gonçalves, 29 anos, no dia 28 de outubro deste ano, em Campo Grande.

Ike foi morto com um tiro disparado pelo policial militar Bonifácio dos Santos Júnior, que estava em folga. O crime aconteceu em frente à casa de shows Santa Fé.

Na confusão, o militar atirou no trabalhador, que não resistiu, e em outro rapaz, que sobreviveu. O policial fugiu com a ajuda do amigo, mas ambos foram presos logo depois.

A defesa deles impetrou habeas corpus. Na análise do pedido de liminar, no fim de janeiro, o desembargador-relator João Carlos Brandes Garcia negou o pedido e solicitou mais informações.

O parecer da Procuradoria de Justiça foi pela manutenção da prisão e no último dia 17 o pedido foi julgado pelos desembargadores da 1ª Câmara Criminal. João Carlos Brandes Garcia e Francisco Gerardo de Souza votaram pela concessão da liberdade, já o magistrado Dorival Moreira dos Santos pediu vista do processo.

Com o pedido de vista, o julgamento do habeas corpus ficou para 7 de janeiro, a partir das 14 horas. Diante disso, o desembargador-relator concedeu a liberdade.

“Tendo em vista meu posicionamento, já manifestado no início do julgamento, de que é o caso de concessão da ordem, entendo que se mostra presente a plausibilidade do pedido e, como a próxima sessão disponível será somente em 07 de janeiro de 2013, reconsidero o indeferimento da medida liminar e determino que o paciente aguarde, em liberdade, com vinculação, a conclusão do processo, ou, caso seja denegada a ordem, o término do julgamento da presente medida”, diz o desembargador. Com isso, o alvará de soltura de Osni foi expedido em 19 de dezembro.

Crime - Na madrugada do dia 28 de outubro, Bonifácio dos Santos Júnior, que era lotado na Cigcoe (Companhia Independente de Policiamento de Crises e Operações Especiais) estava com o amigo Osni Ribeiro de Lima na casa de show quando ao sair se deparou com uma confusão no local.

Segundo a PM, por volta das 4h da manhã, alcoolizado o policial começou a atirar nas pessoas, quando Ike, que não estava envolvido na confusão, foi perguntar por que ele estava atirando. Nesse momento Bonifácio atirou e atingiu a vítima na testa.

Após o crime, o amigo do policial deu fuga para ele em um veículo Peugeot. Os dois foram presos e levados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do bairro Piratininga.
Ike chegou a ser socorrido, levado ao posto de saúde e devido aos ferimentos, foi encaminhado para a Santa Casa. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu 2h depois de ser baleado.

Nos siga no Google Notícias