ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Estacionamento em locais proibidos predominam na Avenida João Arinos

Helton Verão | 17/10/2013 17:20
Construtora na saída para Três Lagoas tem até "estrada" desenhada por veículos no gramado  (Foto: Cleber Gellio)
Construtora na saída para Três Lagoas tem até "estrada" desenhada por veículos no gramado (Foto: Cleber Gellio)

A Avenida Ministro João Arinos, na saída para Três Lagoas, é extensa, com muitos canteiros e gramados de “sobra” em frente das inúmeras empresas instaladas na região. Mas uma situação vem incomodando alguns moradores e cidadãos que passam por ali. Os estacionamentos que estes espaços estão se transformando.

Neste trecho, ao lado do bairro Cidade Jardim, concessionárias, depósitos, construtoras, um prédio de leilões de veículos, além de obras de novos empreendimentos estão localizados. E toda a demanda de funcionários, clientes e pessoas que passam por ali, estacionam seus veículos sobre os gramados. “Tem dias que não se vê grama, são só carros estacionados. Em alguns lugares não existem mais grama de tanto que os carros circulam por ali”, reclamou o aposentado Armando da Silva Ferreira, 63 anos.

De acordo com Ferreira, quando acontecem leilões no local, ele perde de vista a quantidade de veículo que estaciona ali. “Para não ter que parar nas vias corretamente e que ficam mais distantes eles sobrem no gramado”, lamenta.

No momento da visita da nossa reportagem ao local, em frente uma construtora mais de dez veículos ocupavam o gramado, onde inclusive já havia um caminho para passagem dos carros. Questionado sobre a ocupação daquele espaço, o gerente da empresa, Pedro Guimarães, argumenta que o estacionamento da empresa não tem capacidade para atender a demanda de funcionários e clientes. “Eles acabam parando ali, pois se forem parar no próximo local onde é permitido estacionar, iam parar muito longe daqui”, responde o gerente.

Em outro trecho da mesma avenida, faixa amarela e espaço para embarque e desembarque de passageiros é desrespeitado (Foto: Cleber Gellio)
Em outro trecho da mesma avenida, faixa amarela e espaço para embarque e desembarque de passageiros é desrespeitado (Foto: Cleber Gellio)

De acordo com ele, nos 10 meses que está na empresa, sempre foi assim, e que funcionários e clientes de outras companhias próximas da construtora também aproveitam para estacionar ali. “Do outro lado da via existem diversas construções e os trabalhadores delas param com frequência nesses canteiros e espaços a frente das empresas aqui e atravessam para trabalhar lá”, lembra Guimarães.

O órgão responsável pela fiscalização, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) avisa que não há nenhuma possibilidade de estacionar nas calçadas e ou canteiros públicos legalmente. Quem o faz, infringe as normas contidas no Código Brasileiro de Trânsito e também do Código de Posturas do Município, Lei 2909/92.

Se a empresa ou prédio particular tiver o recuo da edificação, o espaço pode ser usado para estacionamento normalmente, desde que o veículo esteja dentro do limite do lote, ou seja, não pode estar sobre o passeio público.
Quem for flagrado estacionado em locais públicos como os casos apresentados na avenida Ministro João Arinos pode ser multado, infração considerada grave, perdendo 7 pontos na carteira e o valor é de R$ 127.

A Agetran prometeu enviar agentes ao local para verificar a situação.

Nos siga no Google Notícias