ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Estado fará campanha contra exploração sexual dia 18 de Maio

Lúcio Borges | 15/05/2015 21:49
Estado fará campanha contra exploração sexual dia 18 de Maio

Com o intuito de fortalecer a mobilização de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes, e, em alusão ao dia 18 de Maio, “Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o governo do Estado, por meio da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), promove em Campo Grande uma campanha com ações em diversas áreas. O trabalho na próxima semana, a partir de segunda-feira (18) será em parceria com o Comcex-MS (Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de MS), a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado de MS e a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio).

O objetivo da Campanha é sensibilizar, mobilizar e convocar toda a população a participar da luta pela prevenção e enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. “Queremos chamar a atenção para que cada cidadão assuma seu papel no combate à violência sexual. É importante que a sociedade fique atenta e denuncie o abuso e exploração sexual de meninas e meninos. Com a campanha queremos provocar a reflexão sobre a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes sem violência e exploração”, explica a Gestora de Ações Sociais da Fundtur-MS, Tânia Regina Comerlato.

 A Campanha pretende chamar a atenção para o grande número de crianças e adolescentes que estão sendo exploradas diariamente. Para marcar a semana de mobilização, na segunda-feira (18) iniciam as ações de sensibilização e conscientização, a partir da 8 horas da manhã, na Avenida Afonso Pena, com a Rua 14 de julho. O material que será distribuído durante a campanha estimula a denúncia através do disque denúncia: 0800 647 13 23 ou 100. "É necessário denunciar para romper com o ciclo de violência. Em MS o turismo trabalha no sentido de prevenir, orientar e disseminar a cultura do turismo responsável, sem violência e exploração de crianças e adolescentes, para que os turistas e a sociedade possam usufruir do Estado de forma segura”, destacou Tânia.

Entre os dias 19 e 20 de maio, o foco das ações de conscientização serão os taxistas e os meios de hospedagens da capital, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O trabalho será direcionado no entorno dos terminais rodoviários (antigo e atual) e aeroporto.

18 de Maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9.970/00. Nesse dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi sequestrada e assassinada depois de sofrer violência sexual por homens adultos em Vitória (ES). Os assassinos ficaram impunes. (com Ascom Fundtur)

Nos siga no Google Notícias