ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Estado recebe mais 1,4 mil tablets para ações de combate a mosquito

Caroline Maldonado e Michel Faustino | 17/03/2016 16:27
Governador agradeceu apoio da Receita Federal e destacou economia feita com uso de aparelhos doados (Foto: Marcos Ermínio)
Governador agradeceu apoio da Receita Federal e destacou economia feita com uso de aparelhos doados (Foto: Marcos Ermínio)

O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu nesta quinta-feira (17) da Receita Federal doação de 1.468 tablets e smartphones. Os equipamentos serão usados no sistema de monitoramento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em 14 municípios.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, é estimada economia de R$ 1 milhão com a utilização dos aparelhos apreendidos pela Receita. É a segunda remessa de aparelhos vindos do órgão federal – a primeira já está em uso desde o início deste ano, alimentando a chamada Sala de Situação, central instalada para o controle das ações de combate ao inseto em várias regiões do Estado.

A solenidade que oficializou a entrega ocorreu nesta tarde, na Governadoria. Participaram também o delegado da Receita Federal em Mato Grosso do Sul, Flávio Barros Cunha; a representante do Ministério da Saúde, Josefina Caimar e o secretário de Governo, Eduardo Riedel; além do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Entre os aparelhos, 631 são smartphones e 837 são tablets. Eles serão usados nos municípios onde já é aplicada a informatização de coleta de dados. O sistema está em fase de implantação nas 77 cidades do Estado, mas 6 municípios já o utilizam e agora outras 8 cidades serão incluídas.

O governador agradeceu a parceria da Receita e destacou a importância da doação para a economia dos cofres públicos. Além disso, Reinaldo enfatizou o trabalho do delegado Flávio, que agilizou o processo para entrega dos tablets e smartphones.

Aparelhos já têm sistema instalado para registrar visitas de agentes de saúde (Foto: Marcos Ermínio)
Aparelhos já têm sistema instalado para registrar visitas de agentes de saúde (Foto: Marcos Ermínio)

O secretário de Saúde destacou a agilidade no combate à dengue com o uso da informática. “Isso agiliza o trabalho, porque onde se localizam as larvas, no mesmo dia ou no dia seguinte uma equipe vai até o local para dar continuidade do trabalho e evitar os focos do mosquito”, disse.

Conforme o Nelson, na utilização dos aparelhos, serão priorizadas as cidades menores, onde há maior incidência do mosquito. “Esse ano vai ser complicado, porque apesar dos esforços para manter equilibrado o número de casos, há possibilidade de a epidemia ser maior do que a do ano passado”, comentou o secretário.

Nos siga no Google Notícias