ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Estoque de sangue no Hemosul é o mais baixo dos últimos sete anos

Aliny Mary Dias | 21/08/2013 10:43
Estoques baixaram a níveis críticos e Hemosul recorreu a imprensa (Foto: Aliny Mary Dias)
Estoques baixaram a níveis críticos e Hemosul recorreu a imprensa (Foto: Aliny Mary Dias)

A baixa quantidade de doações de sangue registradas nos primeiros 15 dias de agosto deste ano fizeram com que os estoques do Hemosul ficassem no pior nível dos últimos 7 anos. Segundo a Hemorrede de Mato Grosso do Sul, o tempo seco e as doenças respiratórias contribuíram para o sumiço dos doadores.

A estiagem já dura 50 dias na Capital e a falta de chuva faz com que a população fique mais suscetível a doenças respiratórias.

Com média de 150 doadores por dia, a primeira quinzena do mês registrou até 30 doadores. Situação que baixou o estoque a níveis críticos. A tipagem O+, por exemplo, precisa de uma média de 200 bolsas no estoque, mas com a falta de doadores, o tipo sanguíneo chegou a ter 30 bolsas.

A saída encontrada pelo Hemosul foi a busca ativa de doadores cadastrados e até ligações nos veículos de comunicação da cidade. “Nós ligamos para os doadores, mas não teve resultado, então tivemos que ligar em cada jornal para que divulgassem nosso chamado”, explica a assessora de imprensa da unidade, Mayra Franceschi.

Com a divulgação em telejornais e sites, a procura dos doadores aumentou no fim da última semana e hoje os estoques começam a voltar ao normal. Os tipos sanguíneos que ainda precisam de doações mais urgentes são: O+, A+ e O-.

Claire Vargas tem 21 anos e foi até o Hemosul na manhã desta quarta-feira (21) fazer a primeira doação da vida. “Eu sempre tive vontade de doar, mas fiz uma tatuagem e tive que esperar 1 ano. Agora eu pretendo ajudar as pessoas mais vezes”, conta.

Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa (Foto: Aliny Mary Dias)
Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa (Foto: Aliny Mary Dias)

O comerciante Wesley da Silva também resolveu doar após ver o pedido do Hemosul na televisão. “Eu nunca pensei em doar, mas vi que estavam precisando e resolvi fazer minha parte”, explica.

Entre os novatos, há quem tenha o hábito de doar sangue há mais de 20 anos. Ivanir do Amaral, 39 anos, começou a dor aos 18 quando participou de um evento ciclístico. “Eu comecei e nunca mais parei. Indico a todos que doem porque podemos salvar vidas”.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, pesar 55 quilos, estar bem alimentado e bem de saúde. Também é preciso levar documento oficial com foto e estar descansado. O Hemosul da Capital fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa número 1.304 no centro.

Nos siga no Google Notícias