ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Estragos da chuva expõem falta de zelo pela estrutura dos cursos d'água

Ricardo Campos Jr. | 22/03/2016 17:41
Sacos de areia e raízes de árvores ficaram expostos na Ricardo Brandão (Foto: Marcos Ermínio)
Sacos de areia e raízes de árvores ficaram expostos na Ricardo Brandão (Foto: Marcos Ermínio)
Erosão aberta nas margens do Córrego Prosa, na Ricardo Brandão (Foto: Alan Nantes)
Erosão aberta nas margens do Córrego Prosa, na Ricardo Brandão (Foto: Alan Nantes)

Depois de um verão chuvoso que contou com o temporal mais intenso dos últimos dez anos, as estruturas ao longo dos córregos de Campo Grande não agüentaram a força das correntezas e ainda carecem de manutenção, refletindo a falta de cuidado ao redor dos cursos d'água da Capital.

Conforme o meteorologista Natálio Abrão, da estação Uniderp, foram registrados 918 milímetros de chuva entre dezembro e meados de março. Ano passado, segundo ele, foram registrados 843 mm no mesmo período.

No Córrego Prosa, ao longo da Ricardo Brandão, uma erosão aberta na margem continua no local. O buraco aumentou no decorrer do tempo e a água começou a minar dentro dele. Nessa mesma via, a grama foi levada pela enxurrada, expondo os sacos de areia que a sustentava e as raízes das árvores.

Placas de pedras usadas para segurar a margem foram levadas. No cruzamento com a Avenida Joaquim Murtinho, os blocos de concreto que protegiam a população na passarela de travessia foram derrubados e até hoje se encontram largados no local.

No Córrego Segredo, a água transbordou em várias ocasiões durante o verão, chegando a arrastar carros de motoristas e também danificando a estrutura das margens.

Já na Ernesto Geisel, onde a junção dos dois córregos dá origem ao Rio Anhanduí, a prefeitura demorou, mas começou os reparos em uma enorme cratera que chegou a levar um pedaço do asfalto em frente ao parque de preservação. Enquanto isso, outro trecho mais adiante um buraco semelhante, que ainda não ameaça a pavimentação, já derrubou várias manilhas.

De quem é a culpa – O engenheiro ambiental mestre em saneamento ambiental e recursos hídricos Guilherme Henrique Cavazzana, professor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) afirma que não há como apontar apenas um fator para o problema das enchentes em Campo Grande.

“Primeiro temos que analisar o fato da chuva em si. Hoje temos uma chuva com intensidades mais altas que antigamente. O segundo caso que influencia na taxa de escoamento e vazão é a impermeabilização da bacia. Hoje temos mais asfalto, inclusive na Bacia do Prosa, por exemplo, na cabeceira dele, no Sóter, não tinha muita coisa lá há sete anos e ali é uma área bem arenosa. A taxa de infiltração é muito alta e hoje temos esses bairros impermeabilizando”, aponta.

Buraco aberto na estrutura de concreto às margens de córrego (Foto: Marcos Ermínio)
Buraco aberto na estrutura de concreto às margens de córrego (Foto: Marcos Ermínio)

O especialista reconhece também que a questão estrutural também interfere nesse problema.

“Essas obras, nós temos que fazer um dimensionamento em razão do tempo de retorno, o tempo que minha estrutura vai suportar ou ser superada pela chuva, ou seja, eu já prevejo de quanto em quanto tempo que as minhas estruturas podem não agüentar”, explica.

Não é possível, segundo ele, construir um sistema que dure longos períodos de tempo em razão da deterioração do material, além de o custo deixar esses empreendimentos inviáveis para o poder público.

Sobre as estruturas presentes em Campo Grande, a falta de manutenção também é um fator a ser levado em conta. “Observando, sem saber de dados técnicos, sem ter acesso ao que a prefeitura está fazendo, o que eu tenho visto é que as manutenções não são feitas preventivamente. Nós geralmente vemos eles consertando algo que já quebrou. O ideal seria ser preventivo”, pontua.

A população também tem sua parcela de culpa. “Se nós fôssemos um pouco mais adequados em não jogar lixo pela janela do carro, a gente não deixaria esses sistemas entrar em colapso, não entupir boca de lobo, não entupir rede”, pontua.

Uma solução para esse problema é jogar o menor volume possível de água nos córregos durante as chuvas, seja com uma rede de drenagem adequada, seja com sistemas que armazenem a água nas casas até mesmo para usos como limpeza de calçadas e carros, ou criando mecanismos para que ela seja absorvida pelo solo ao invés de escorrer pelo asfalto até os leitos.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o conserto da margem do Prosa na Ricardo Brandão está previsto para começar na semana que vem. A equipe da Seintrha utilizará uma técnica chamada gabião dos tipos reno e caixa, além de recompor o talude e recompor os sacos de areia já no trecho da Fernando Corrêa da Costa.

Também está prevista uma limpeza no Segredo, perto do cruzamento da Ernesto Geisel com a Euler de Azevedo, e também na barragem do Prosa na Via Parque.

Nos siga no Google Notícias