ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Estudante da Uniderp é socorrido após convulsão; confira o vídeo

Ricardo Campos Jr. | 03/03/2015 09:35

Um aluno da Uniderp/Anhanguera passou mal durante a noite desta segunda-feira (2) no campus da rua Ceará. De acordo com a empresa de resgate privado Qualisalva, que socorreu o universitário, ele teve uma convulsão e foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e encaminhou ambulância ao local, mas como o paciente já estava recebendo suporte, a equipe não prestou atendimento.

Uma aluna da instituição de 20 anos, que pediu para não ser identificada, filmou o momento do resgate. Segundo ela, havia grande movimentação de acadêmicos indo para o intervalo quando o rapaz desmaiou. Imediatamente, professores afastaram a multidão, que acompanhou a situação ao redor. “Ninguém estava entendendo o que estava acontecendo. Ficou aquela bagunça”, conta.

Foi um transtorno, conforme a acadêmica, para que os socorristas conseguissem chegar até a vítima, já que a maca não coube no elevador e teve que ser levada e até o segundo andar e trazida com o paciente pela escadaria. “Nós ficamos assustados. Não é a primeira vez que isso acontece. Colocam alguém para atender quando acontece alguma coisa, fica um mês e depois acaba”, reclama.

A estudante não conhece a vítima. Ela acredita que ele seja veterano do curso de direito. Ainda não há identificação dele e tampouco informações sobre o estado de saúde do universitário. O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Uniderp, que ficou de apurar as informações. Até a publicação desta reportagem não houve retorno.

Caro – O fato ocorre em um momento de revolta entre os matriculados no curso de direito da instituição que reclamam do reajuste de 12% no valor das mensalidades. Os protestos começaram com os alunos do curso de Medicina, que chegaram a fechar a rua Ceará em frente a instituição contra o aumento abusivo.

O aumento representa o dobro da inflação acumulada nos últimos 12 meses e está acima do autorizado pelo MEC (Ministério da Educação). O FIES (Financiamento Estudantil), foi reajustado em 6,4%, e não cobre o valor total da mensalidade, desta forma as alunos teriam que desembolsar a diferença.

Recorrente – No dia 19 de março de 2014, há quase um ano, Alana Cristina dos Santos, 18 anos, passou mal e morreu no bloco de arquitetura, também na unidade da Uniderp da Ceará. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamado, mas ela já saiu morta da instituição de ensino. O corpo foi levado para o Centro Regional de Saúde 24 Horas do Bairro Tiradentes.

Na universidade, a fatalidade deixou os estudantes preocupados com a estrutura para socorro. “Falta uma brigada de socorristas. Teve que esperar vir profissional da policlínica”, disse a acadêmica Katielly Pupin, de 18 anos, colega de sala da jovem que morreu.

O caso fez a instituição contratar a empresa Qualisalva para manter uma ambulância de prontidão no campus, além de um posto médico no local. No dia 24 de outubro do ano passado, a Assembleia promulgou uma lei obrigando as instituições de ensino superior a providenciar uma enfermaria para atender os alunos em casos como esses.

Conforme o texto, estes postos devem ter profissionais habilitados em atendimento pré-hospitalar, além de um médico, tendo estrutura para locomover o mais rápido possível os pacientes para unidades de saúde e hospitais do Estado.

É permitido, a exemplo do que fez a Uniderp, a contratação de empresa particular para prestar o serviço. Quem descumprir as medidas terá que pagar multa diária de R$ 500 Uferms. Em caso haja reincidência, este valor será dobrado.

Nos siga no Google Notícias