ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Estudante de 15 anos recorre à Justiça para garantir matrícula na UFMS

Aline dos Santos | 18/01/2012 09:15

Defensoria Pública de Campo Grande vai apresentar mandado de segurança ao TJ/MS

Aline pretendia cursar 3º ano do Ensino Médio, mas obteve nota para curso de Zootecnia. (Foto: Divulgação)
Aline pretendia cursar 3º ano do Ensino Médio, mas obteve nota para curso de Zootecnia. (Foto: Divulgação)

A estudante Aline Gabriela Barbosa Pérez, de 15 anos, recorreu à Justiça para garantir matrícula na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ontem, ela procurou a Defensoria Pública de Campo Grande, que vai apresentar mandado de segurança ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Para a matrícula, é exigido que o aprovado apresente certificado de conclusão do Ensino Médio ou Parecer de Equivalência de Estudos emitido pela SED (Secretaria Estadual de Educação).

A estudante foi aprovada no curso de Zootecnia da UFMS, após inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Eram 50 vagas disponíveis e Aline foi classificada com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 18º lugar.

A adolescente sempre estudou em escola pública e em 2012 se preparava para cursar o 3º ano do Ensino Médio na escola estadual Maria Constança de Barros Machado. “Eu já estava um ano adiantada, agora vou ganhar dois anos. Estou muito animada e preparada para começar a faculdade”, disse a estudante, que completa 16 anos no dia 6 de fevereiro.

A inscrição dos novos acadêmicos será realizada nos dias 19 e 20 de janeiro. O defensor público Marcello Moraes Salles, responsável pelo caso, acredita que a decisão do TJMS deverá ser rápida.

“Em dezembro houve uma situação semelhante e o TJ foi favorável ao estudante, por isso eu acredito que a decisão venha no prazo, até quinta-feira tenha saído”, afirmou à assessoria de imprensa da Defensoria Pública.

Nos siga no Google Notícias