ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Estudantes bloqueiam Ceará em protesto contra alta na mensalidade

Edivaldo Bitencourt e Viviane Oliveira | 25/02/2015 10:07
PM interdita Rua Ceará após protesto de estudantes (Foto: Marcos Ermínio)
PM interdita Rua Ceará após protesto de estudantes (Foto: Marcos Ermínio)
Estudantes sentam no meio da rua para protestar contra reajuste abusivo (Foto: Direto das Ruas)
Estudantes sentam no meio da rua para protestar contra reajuste abusivo (Foto: Direto das Ruas)

Estudantes universitários bloquearam, há pouco, a Rua Ceará, na frente da Uniderp Anhanguera, em Campo Grande. Eles protestam contra o reajuste de 12% nas mensalidades, o que representa o dobro da inflação acumulada nos últimos 12 meses e acima do autorizado pelo MEC (Ministério da Educação).

Com o bloqueio da via, o Batalhão da Polícia de Trânsito interditou o trânsito na Ceará em dois pontos. No sentido Avenida Eduardo Elias Zahran para a Avenida Afonso Pena, os policiais interditaram na altura da rotatória com a Rua Joaquim Murtinho.

No sentido inverso, a PM desvia o trânsito na altura do viaduto sobre a Avenida Ricardo Brandão.
Segundo a acadêmica do 3º ano de Medicina, Ana Carolina Sawaris, 18 anos, eles bloquearam a Rua Ceará em protesto contra o reajuste abusivo na mensalidade.

Antes de fechar a rua, eles fizeram uma manifestação em frente ao DCA (Departamento de Controle Acadêmico). Os estudantes protestam contra o reajuste da mensalidade de Medicina, que foi de 12%.

Financiamento - O MEC autorizou reajuste de 6,4% no FIES (Financiamento Estudantil) e não cobre 100% do valor da mensalidade, que chega a R$ 10 mil. Alguns estão sendo obrigados a desembolsar a diferença.

Os estudantes querem discutir o problema com a reitora, Leocádia Aglaé Petry Leme. No entanto, ela não compareceu e eles decidiram bloquear a via até serem recebidos pela responsável pela instituição na Capital.

O bloqueio deve demorar até ás 12h de hoje. Os motoristas devem usar vias alternativas na região, como as ruas Vendas, Joaquim Murtinho, Zahran e Ricardo Brandão.

Os protestos iniciaram às 7h, em frente ao DCA (Departamento de Controle Acadêmicos). Com a ação, nenhum aluno da universidade conseguiu atendimento. Confira um dos momentos do protesto:

 

Nos siga no Google Notícias