ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Estudantes de engenharia apresentam projetos de pesquisa em saneamento

Christiane Reis | 17/08/2016 18:23
Estudantes de engenharia apresentam projetos de pesquisa em saneamento

Estudantes dos cursos de engenharia realizam experimentos e pesquisas nos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande. O trabalho é feito por meio de parceria da Águas Guariroba e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e permitiu a realização uma exposição na sede da empresa, nesta quarta-feira (17). A mostra apresentou 15 trabalhos que já estão em andamento.

Para realizarem os trabalhos, os alunos contam com o apoio de professores e dos técnicos da concessionária. As pesquisas podem ser realizadas dentro da Águas Guariroba, o que facilita a obtenção de informações e a aplicação prática dos projetos. A maior parte dos temas tem foco na sustentabilidade e na redução de impactos ambientais: eficiência energética no abastecimento, impacto de uso de poços, reciclagem de materiais para reposição de pavimento e até produção de tijolos aproveitando o lodo residual do tratamento da água.

A aluna Camila Padovan da Silva participou de um estágio na Águas Guariroba e com a colega Gabriela Tesque apresentou um trabalho sobre controle e qualidade de CBUQ em obras de saneamento básico. O Concreto Betuminoso Usinado a Quente é um tipo de massa asfáltica. “Na faculdade, só vemos na teoria e aqui podemos ver em prática o que aprendemos em sala. É um mundo diferente, começamos a entrar no mercado de trabalho”, afirma a estudante.

Para o professor Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, que coordena a parceria, os trabalhos apresentados superaram as expectativas. “Começou em março e já tivemos bons resultados. Muitos projetos têm continuidade para o ano que vem e outros estão fechando com ‘chave de ouro’, com publicações em revistas cientificas. Tudo o que a gente queria está acontecendo”, comemora.

O coordenador explica que a parceria traz benefícios para a qualidade do ensino, com apoio financeiro à pesquisa e também em atividades de extensão desenvolvidas pela Águas Guariroba na comunidade. “Aqui os alunos trabalham com profissionais que têm conhecimento há muito tempo, o saneamento sente falta disso. O intercâmbio entre pessoas que têm experiência com os jovens que estão saindo agora da universidade. A gente conseguiu fazer essa conexão e foi bem legal”, destaca.

Para o coordenador de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo, a experiência rompe barreiras entre empresa e instituição de ensino. “O que estamos fazendo aqui é algo inovador. Uma aproximação muito boa para a universidade, que tem acesso a dados do saneamento, às instalações da empresa, à rotina de operação dos técnicos que vão permitir com que eles façam artigos de ótima qualidade. E é bom também para a empresa, que acaba recebendo várias linhas de pesquisa”, explica. “Com certeza, isso é um legado muito importante, porque aqui a gente está falando de inovação, de tecnologia, de análises de dados. Com certeza isso vai ser aplicado na operação do sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto e beneficiar a população de Campo Grande”, conclui.

Nos siga no Google Notícias