ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Estudantes desmontam acampamento na UFMS depois de um dia e meio

Caroline Maldonado | 01/05/2014 17:57
Reitoria da UFMS estava vazia nesta quinta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Reitoria da UFMS estava vazia nesta quinta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)

O grupo de universitários que ocupava o entorno da reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso dos Sul), desde terça-feira (29), deixou o local hoje (1º), às 13h, de acordo com a equipe de segurança da universidade. Os acadêmicos passaram a noite acampados em barracas, sob um local coberto. Os estudantes exigem uma resposta da reitoria para suas reivindicações até as 14h de segunda-feira (5).

Hoje, os universitários publicaram em uma página no Facebook, uma nota em que afirmam haver deixado o local “em decorrência da negação dos direitos fundamentais por parte da instituição”. Eles reclamam que os profissionais terceirizados de segurança da universidade agiram com agressividade e usaram, inclusive, spray de pimenta e armas de choque contra os estudantes. Reclamam, ainda, terem ficado sem acesso a banheiros.

Segundo o segurança Agenor Padilha, no início da ocupação, um segurança foi agredido pelas costas por um manifestante, que não é acadêmico e por isso se defendeu, ameaçando o rapaz com um disparo de arma de choque, que não alcançou o agressor. O funcionário garante que não foi usado spray de pimenta.

A segurança terceirizada informou que a saída dos acadêmicos ocorreu de forma pacífica. De acordo com o agente, Inivaldo Ferreira, hoje, ao se retirar do local, os estudantes disseram que “a manifestação era só para fazer pressão e conseguir o objetivo deles, então estavam resolvendo se retirar por espontânea vontade”.

Os universitários garantem que, embora essa manifestação tenha sido de apenas dois dias, a mobilização irá continuar até que todas as pautas sejam atendidas pela universidade. Na lista de reivindicações constam: a aplicação justa da bolsa permanência que não exija entrega de relatórios e estágio; retirada imediata da grade que cerca a reitoria, impedindo o livre acesso da comunidade ao espaço público; o arquivamento dos processos administrativos contra os acadêmicos da ocupação de 2013 e a não criminalização da atual ocupação.

Ocupação - Os estudantes tentaram invadir o prédio da reitoria, na noite de terça-feira (29), mas foram impedidos pelos seguranças, então permaneceram no entorno. Durante o confronto, uma acadêmica feriu a mão e foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Em agosto do ano passado, os universitários ocuparam o prédio da reitoria e permaneceram por algumas semanas até uma decisão da justiça.

Nos siga no Google Notícias