ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Estudantes devem "correr atrás" de prejuízo duas semanas antes do Enem

Filipe Prado | 28/10/2014 16:31
Estudantes participam de maratona de estudos para o Enem deste ano (Foto: Marcos Ermínio)
Estudantes participam de maratona de estudos para o Enem deste ano (Foto: Marcos Ermínio)

Em menos de duas semanas acontece o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas muitos estudantes não se prepararam para as provas, que acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Agora, quem não estudou precisa se esforçar para recuperar “tempo perdido” e conseguir uma boa colocação.

O professor coordenador do Nota 10, André Luiz Caldeira da Rocha, afirmou que é impossível um aluno aprender todo conteúdo em apenas 15 dias. Agora, explicou o professor, o estudante deve reforçar os seus pontos fortes.

“O estudante deve se conscientizar e enaltecer os seus pontos fortes e minimizar os pontos fracos. Ele deve aperfeiçoar o que já sabe e não tentar aprender o que não conseguiu”, aconselhou o professor.

André ainda ressaltou alguns possíveis temas de diferentes áreas do Enem, como em Ciências Humanas. “Podem cair atualidades, a situação econômica brasileira e algumas datas comemorativas, como os 50 anos do Golpe de 64”. Ele também enfatizou, na área de biológicas, os vírus e ecologia, além da regra de três, questões sobre energia e a área financeira, em exatas.

Além disso, antes da prova, conforme o professor, é “interessante refazer as provas de, pelo menos, os dois últimos Enems, para ir se familiarizando”.

Para quem se preparou durante todo o ano e vai prestar o Enem em novembro, a dica de André é “estudar pelo menos 10% a mais do que havia estudado antes até dois dias antes da provas”. Na quinta e sexta que antecedem as provas, os estudantes devem relaxar e esquecer das avaliações.

“A prova é também um teste físico, então o estudante deve ir com roupas leves, adequadas, ter feito uma bola alimentação e ter tido uma boa noite de sono”, complementou o professor.

Para que a prova não seja cansativa, os alunos também podem “programar” duas saídas de sala durante às 4h30 de duração da prova no primeiro dia e 5h30 no segundo, indicou o professor. “Dar uma respirada faz uma grande diferença”, finalizou.

Exame – No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para responder as 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e as 45 de matemática e suas tecnologias, além de fazer a prova de redação.

Vantagens – Com a nota do Enem, o estudante tem acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade para Todos), além do benefício do Fies Fundo de Financiamento Estudantil), ao programa Ciência sem Fronteiras e seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O estudante que fez o Enem também pode se candidatar a vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame.

Nos siga no Google Notícias