A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

10/11/2016 18:52

Estudantes e indígenas invadem a Funai contra nomeação de novo coordenador

Elci Holsback e Fernanda Yafusso
Troca de gestão não foi aceita pelos indígenas (Foto: Fernanda Yafusso)Troca de gestão não foi aceita pelos indígenas (Foto: Fernanda Yafusso)

Cerca de 15 pessoas entre acadêmicos e lideranças indígenas invadem neste momento a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), em manifesto a exoneração do coordenador regional da entidade, Evair Borges e a nomeação do coronel reformado do Exército, Renato Vida Sant'Anna para a o cargo.

Veja Mais
Coronel reformado do Exército é nomeado para comando regional da Funai
"Nunca passei por isso", diz grávida que teve assento negado em ônibus

Os manifestantes alegam que não vão sair do prédio enquanto a exoneração de Borges não for revogada. "Essa exoneração foi arbitrária e desrespeitosa, porque não houve diálogo com as lideranças. Para a nomeação do Evair (Borges) os indígenas debateram e ele realizou um bom trabalho à frente da Funai", declarou a líder indígena Sênio Têrenoe, da etnia Terena.

Alunos e lideranças indígenas ocupam o prédio (Foto: Fernanda Yafusso)Alunos e lideranças indígenas ocupam o prédio (Foto: Fernanda Yafusso)

Ainda de acordo com os manifestantes, a invasão será pacífica e amanhã (11) cerca de 300 indígenas de todas as etnias de Mato Grosso do Sul se juntarão ao grupo para protestar. "Da mesma forma que não reconhecemos o governo Temer, a nomeação do Vida Sant'Anna não é reconhecida por nós", finalizou a líder indígena.

Uma reunião entre o grupo de manifestantes e diretoria da Funai acontece neste momento e segundo os manifestantes haverá movimentos semelhantes em Dourados e Ponta Porã.

A exoneração de Evair Borges foi divulgada na página 37 da edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União), que também traz a nomeação do militar como coordenador da entidade.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions