ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Evento dá oportunidades para novos empresários e para quem quer mudar de ramo

Aliny Mary Dias | 26/03/2014 11:11
Consultoria individual é oferecida aos microempreendedores (Foto: Cleber Gellio)
Consultoria individual é oferecida aos microempreendedores (Foto: Cleber Gellio)

Promovido uma vez por mês pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Dia do Crédito é uma oportunidade de microempreendedores investirem no próprio negócio e de outros até mudarem de ramo.

Na manhã desta quarta-feira (26), 56 pessoas participaram do evento que contou com orientações em palestra e a consultoria de 11 instituições financeiras. A maioria dos participantes já é formalizada, mas há aqueles que foram em busca de conhecimento para abrir a empresa.

Aline Marcela, 36, trabalha há dois anos no setor de estética e atende cerca de 8 pessoas por dias de casa em casa. Animada com o bom movimento, a autônoma foi em busca de informações para abrir o “próprio cantinho”.

“Eu atendo de porta em porta e o retorno é bacana. Eu sempre quis me formalizar e vim aqui saber sobre os créditos e as possibilidades para mim. Depois da palestra, vou conversar com uma instituição para saber um pouco mais”, afirma.

No caso da esteticista, antes de conseguir o crédito é necessária a obtenção do título de MEI (Microempreendedor Individual), ela garante que deu a entrada no processo e aguarda para ter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Uma das facilidades do evento, é que o empreendedor poupa tempo, já que as instituições financeiras como o Banco do Brasil, Sicredi, HSBC e Caixa Econômica Federal fazem todo o atendimento individual no mesmo local.

Aline trabalha como esteticista há dois anos e busca formalização (Foto: Cleber Gellio)
Aline trabalha como esteticista há dois anos e busca formalização (Foto: Cleber Gellio)
Atuando no ramo de eventos, Iracema quer abrir pet shop (Foto: Cleber Gellio)
Atuando no ramo de eventos, Iracema quer abrir pet shop (Foto: Cleber Gellio)

Após a palestra, os empreendedores aguardam na fila para fazer a consultoria e, dependendo do caso, podem sair do Sebrae direto para o banco com o objetivo de liberar o crédito.

Mudança – Apesar de os novos empresários serem maioria, há aqueles que já são experientes com os negócios e agora buscam um novo ramo para atuar. Iracema Martins, de 73 anos, foi até o evento representando a filha.

Ela conta que a família já tem uma empresa no ramo de eventos, mas que o desejo agora é partir para novos desafios. “Ela quer muito mudar, nós estamos pensando em abrir um pet shop, mas estamos na fase de estudar esse novo negócio. Quem sabe, poderemos conseguir um financiamento para abrir essa nova empresa”, explica.

Para detalhes sobre a formalização e obtenção do MEI, o Portal do Empreendedor é um dos meios. O Sebrae também possui consultoria diária que pode ser feita na sede do órgão localizada na Avenida Mato Grosso, nº 1661.

Nos siga no Google Notícias