ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Evento em Campo Grande comemora os 50 anos da regulamentação da Psicologia

Nyelder Rodrigues e Helton Verão | 27/08/2012 20:09
Evento reuniu diversos psicólogos no Rubens Gil de Camillo para acompanhar palestras, homenagens e palestras (Foto: Rodrigo Pazinato)
Evento reuniu diversos psicólogos no Rubens Gil de Camillo para acompanhar palestras, homenagens e palestras (Foto: Rodrigo Pazinato)

O Conselho Regional de Psicologia comemora nesta segunda-feira (27) os 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil, com um evento no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Conforme o presidente do conselho, Carlos Afonso Medeiros, o Brasil tem a maior classe de psicólogos do mundo, com cerca de 220 mil profissionais, sendo 90% desse total de mulheres. “Fomos regulamentados pela Lei 4.119, de 1962. Nascemos no seio da ditadura”, conta.

Carlos Afonso explica que anteriormente a psicologia era tachada como elitista, mas que foi se popularizando ao longo do tempo.

“Durante esses 50 anos, a profissão se democratizou junto com o Brasil. Saiu dos consultórios e aproximou-se do povo através das lutas pelas garantias dos direitos humanos, democracia, liberdade, respeito e diversidade, além da subjetividade”, afirma o presidente do conselho regional.

Para ele, a perspectiva é que no futuro a profissão ocupe mais espaço nas políticas públicas, saúde, educação e justiça, também colaborar mais em ocasiões de emergências e desastres. “Além disso, vamos continuar desmistificando a psicologia como uma profissão e ciência das elites. Vamos popularizar a área cada mais em outras camadas sociais”.

Palestras e lançamentos - Durante o evento desta segunda-feira (27), serão realizadas palestras, homenagens e lançamentos de livros. As atividades começaram nesta tarde e continuam nesta noite.

O Conselho Regional de Psicologia organiza o Colóquio Estadual de Psicologia Escolar e Educacional, que conta com palestra da professora da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), Marilda Facci.

Além dela, o professor da Universidade de Brasília (UnB), Mário Cesar Ferreira, também conversa com os participantes do evento, na palestra “Psicologia e Psicólogos Brasileiros no Limiar do Século XXI: Problemas e Desafios no Exercício da Profissão”, marcada para começar às 19h.

Já os livros lançados no evento foram o “Tosco”, que é resultado de pesquisa desenvolvida em todo Estado onde foi possível traçar um raio X da juventude sul-mato-grossense, "Saberes, processos e práticas do Psicólogo Escolar/Educacional", "Psicologia Social e Políticas Públicas: Contribuições e Controvérsias" e "Qualidade de vida no Trabalho - uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores".

Personagens que contribuíram com a psicologia no Mato Grosso do Sul também estão sendo homenageados, tanto do desenvolvimento da ciência e profissão, como os profissionais formados nas primeiras turmas dos cursos de Psicologia do Estado. No encerramento, será feita uma apresentação de música sul-mato-grossense.

Nos siga no Google Notícias