ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Ex-secretário que renunciou em 2014 é o 3ª a disputar presidência da OAB

Ricardo Campos Jr. | 19/10/2015 17:46
July Heyder é o terceiro na corrida pela presidência da OAB (Foto: Fernando Antunes)
July Heyder é o terceiro na corrida pela presidência da OAB (Foto: Fernando Antunes)
Ex-secretário se mostrou contrário a atual gestão (Foto: Fernando Antunes)
Ex-secretário se mostrou contrário a atual gestão (Foto: Fernando Antunes)

O advogado Jully Heyder da Cunha Souza é o terceiro na disputa pela presidência da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso Sul). Ele registrou a chapa nesta segunda-feira (19) e, por enquanto, concorre com Afeife Hajj e Mansour Karmouche. O prazo para formalizar candidatura termina na próxima quarta-feira.

Ex-secretário adjunto da ordem, Souza fez parte do grupo de 81 dirigentes que renunciou aos postos em março de 2014 em protesto contra o atual presidente da entidade, Júlio César Rodrigues, sendo considerado, na época, como um dos líderes da oposição contra o gestor.

A crise na entidade surgiu em razão contrato, firmando em agosto de 2013, entre Júlio Cesar e o então prefeito Alcides Bernal (PP). Além de receber R$ 11,2 mil por mês, valor é 40% superior ao salário pago a um secretário municipal, Júlio César ganharia 15% sobre cada 0,0001 de acréscimo ao índice provisório de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) publicado sobre a resolução da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda).

O motivo da discórdia é o fato de Bernal também ser advogado e responder a processos éticos na OAB/MS, havendo, portanto, possibilidade de Júlio Cesar influir nos julgamentos.

Rivais – Afeife Hajj não apenas puxou o registro das chapas, mas também sagrou-se o primeiro advogado do interior a concorrer à presidência da ordem. Com 35 anos de profissão cumprindo o quarto mandato de conselheiro federal da categoria, afirmou sentir-se preparado para dirigir a entidade.

Com discurso oposicionista, criticou a postura adotada pelos atuais gestores e prega mudanças na forma de conduzir as atividades, dizendo que a atual gestão perdeu o foco e não vem cumprindo o papel institucional.

Karmouche oficializou a candidatura na sexta. Ele promete uma campanha propositiva, sem ataques aos adversários. Gervásio Oliveira, que pretendia lançar uma candidatura própria, acabou apoiando Karmouche e foi inscrito como vice. Também compõem o grupo o procurador federal Marco Aurélio de Oliveira Rocha (secretário-geral), Stheven Razuk (tesoureiro), Vinicius Monteiro Paiva (secretário-geral adjunto).

Conforme a assessoria de imprensa do candidato, as propostas serão amplamente discutidas com os advogados do Estado, mas em linhas gerais elas pretendem defender com força as prerrogativas dos profissionais do direito, fortalecer a instituição com diálogo e transparência e melhorar as condições de apoio aos advogados do Estado.

Outro que pretende registrar chapa é o atual secretário-geral da Ordem, Lázaro José Gomes Júnior. Segundo ele, a proposta é avançar nas conquistas que tiveram início já nesta gestão, como o restabelecimento da harmonia e a modernização da instituição.

Também deve lançar chapa o atual vice-diretor geral da Escola Superior de Advocacia, Luiz Renato Adler Ralho. Conforme a assessoria de imprensa, ele deve oficializar a participação na disputa nesta terça.

Nos siga no Google Notícias