ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Exame de 30 minutos feito no Camelódromo revela se você tem Aids

Em Campo Grande existem mais de 200 pessoas com a doença

Paulo Fernandes | 01/12/2014 11:55
Teste rápido é a principal estratégia para o acesso ao diagnóstico (foto: Marcelo Calazans)
Teste rápido é a principal estratégia para o acesso ao diagnóstico (foto: Marcelo Calazans)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) está realizando no Camelódromo de Campo Grande, nesta segunda-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, testagens rápidas, de 30 minutos, que revelam a infecção pelo vírus HIV. Os exames de sangue estão sendo feitos até às 16h, no piso superior do Camelódromo.

De acordo com a supervisora geral do programa municipal DST/Aids, Luciana Caetano Rocha, o teste é 100% confiável. Em caso de confirmação do vírus, o paciente é encaminhado imediatamente para tratamento, no Hospital Dia. O teste rápido é a principal estratégia para o acesso ao diagnóstico.

Em Campo Grande, segundo a Sesau, existem 217 pessoas com Aids, sem considerar aquelas que possuem o vírus HIV, mas ainda não desenvolveram a doença. “A partir do ano que vem vamos passar a notificar também todos os HIV positivo e teremos também a informação de quantas pessoas contaminadas”, contou.

Somos tão jovens – No trabalho de prevenção, a maior preocupação é com os jovens. Luciana acredita que muitas pessoas, principalmente os mais jovens, têm a falsa ideia de que a Aids não mata. “É esse o perigo. Quem é mais jovem, não viu Cazuza e Renato Russo morrerem por causa da Aids, e acha que a doença não mata. Só que o HIV vai levar a pessoa a desenvolver a Aids e ela possivelmente vai morrer”, disse.

A expectativa é de que 200 pessoas façam o exame hoje, no Camelódromo. Quase 50 pessoas já realizaram o teste até o momento. O pintor autônomo Marcos Pereira da Silva, 28, foi um deles. Ele estava fazendo o teste pela segunda vez. “Eu acho importante fazer o teste para se prevenir e não ter uma contaminação em cadeia”, explicou.

Tempo Perdido– O Ministério da Saúde estima que 530 mil pessoas vivam com HIV/aids no país, mas 135 mil não sabem ou nunca fizeram o teste. De acordo com o órgão, a epidemia brasileira é concentrada nas populações em situação de vulnerabilidade (homossexuais, travestis, profissionais do sexo e usuários de drogas). São registradas 11,5 mil mortes por ano em decorrência da doença no Brasil.

Nos siga no Google Notícias