ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Exigência do Ministério da Saúde, posto da PM permanece fechado em UPA

Aline dos Santos | 29/08/2011 13:05
Posto policial era única sala fechada em inauguração de UPA. (Foto: Simão Nogueira)
Posto policial era única sala fechada em inauguração de UPA. (Foto: Simão Nogueira)

Na entrada da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário, inaugurada hoje em Campo Grande, a cena se repete. Há uma sala identificada como Posto Policial, mas como nas UPAs do Coronel Antonino e da Vila Almeida, o destino dela é ficar vazia.

Hoje, era o único setor com as portas fechadas. “Já pedimos para o secretário de Justiça e Segurança Pública. Vamos trabalhar para ver se coloca aqui”, afirma o secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina Martins.

No início de 2010, com diversas ocorrências de agressões envolvendo pacientes, funcionários e médicos, foi pedido que os postos das UPAs fossem ocupados por policiais militares, mas a pretensão foi negada por falta de efetivo.

A presença de policiais é uma determinação do Ministério da Saúde, portanto, o espaço para os policiais já consta no projeto arquitetônicos das unidades de pronto atendimento.

“Se tivesse policial, uma mulher que fosse agredida pelo marido já poderia fazer o boletim de ocorrência aqui mesmo”, afirma o secretário, sobre a necessidade da presença da PM. A segurança dos prédios é feita pela Guarda Municipal. “Quando tem algum incidente, briga. Eles chamam a PM”, explica.

Nos siga no Google Notícias