ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Exposição de Roberto Higa na Capital lembra Dia Internacional da Fotografia

Edmir Conceição | 17/08/2011 14:49

Higa começou sua carreira no final da década de 1960, no extinto Diário da Serra, e já prestou serviço a diversos veículos de comunicação regionais e nacionais.

A Funedação de Cultura de Mato Grosso do Sul promove sexta-feira (19), às 21hs, dentro do projeto Cultura em Situação do Museu da Imagem e do Som (MIS) a exposição "Memória Fotográfica de Campo Grande por Roberto Higa".

A Exposição é alusiva ao Dia Internacional da Fotografia (19 de Agosto), e em comemoração aos 112 anos de Campo Grande. Tendo como base as imagens de Roberto Higa, a mostra fotográfica enfoca aspectos diversos, como arte, cultura, cotidiano, política e personalidades. Desde a criação de Mato Grosso do Sul, Higa tem fotografado e registrado fatos diversos, compondo assim parte importante de memória do Estado.

Roberto Suei Higa, nascido em Campo Grande, e´repórter fotográfico, trabalhou em diversas empresas jornalísticas e agências de publicidade, e participou ao lado de Almir Vilela Rolland da primeira Exposição de Fotojornalismo de Campo Grande, em 1972.

Higa começou sua carreira no final da década de 1960, no extinto Diário da Serra, e já prestou serviço a diversos veículos de comunicação regionais e nacionais.

Além de registrar os principais fatos históricos, políticos e culturais do estado, Higa tem se preocupado em utilizar da fotografia para chamar a atenção do grande público para as mazelas sociais e ambientais de Mato Grosso do Sul, como em sua exposição, “O Povo do Sorriso” (1980), denunciou a situação caótica das tribos indígenas de MS.

Roberto Higa foi condecorado com o I Troféu Pingüim de Melhor Repórter Fotográfico, em 1992 e homenageado pela Câmara Municipal de Campo Grande pelo 97º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil. Dentre os prêmios recebidos, guarda o “Domingos Veríssimo Marcos”, Troféu para personalidades que contribuem com as causas indígenas em Mato Grosso do Sul, e em 2009, o Governo de Mato Grosso do Sul homenageou o fotógrafo com diploma “Mérito Cultural MS” por erviços relevantes à cultura sul-mato-grossense, no 10º Festival de Inverno do Bonito.

Nos siga no Google Notícias