ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Falha estrutural de avião causou acidente que matou advogado

Aline dos Santos | 12/08/2015 14:20
Avião caiu em 6 de dezembro e matou dois ocupantes. (Foto: Lucimar Couto)
Avião caiu em 6 de dezembro e matou dois ocupantes. (Foto: Lucimar Couto)

Com previsão de término em setembro, o inquérito da Polícia Civil vai apontar falha na estrutura como causa do acidente aéreo que provocou a morte do advogado Marco Túlio Murano Garcia, 44 anos, e o piloto Gêneses Pereira da Silva, 55 anos. A aeronave Cessna 206 caiu na fazenda Botas, zona rural de Campo Grande, em 6 de dezembro do ano passado.

“Tudo indica falha na estrutura. Descarto o mal súbito e também [falha] do motor. O passageiro sabia pilotar e se fosse motor, o avião poderia planar. Foi falha de estrutura, a asa, alguma coisa quebrou”, afirma o delegado da 3ª delegacia de Campo Grande, Fabiano Nagata.

Segundo ele, o inquérito exigiu prorrogações sucessivas pela complexidade técnica e a tendência é que seja concluído sem indiciamento. “Não há como indiciar. Se tiver algum erro, foi culposo”, diz o delegado.

Durante a investigação, foram ouvidas cinco pessoas, incluindo pilotos e mecânicos. “É um caso que envolve muitos detalhes. Por isso que demora, ouvi pilotos que conheciam o avião”, diz. Também foi anexado laudo do local da queda. Contudo, conforme o delegado, o ideal era ter acesso as informações da investigação do Cenipa (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos).

O centro faz estudo sobre os fatores que levaram ao acidente e emite orientações para evitar ocorrências similares. No caso em específico, o Campo Grande News apurou que a investigação ainda não foi finalizada.

Técnico – De acordo com o Cenipa, a investigação não é para apontar culpado, mas identificar os fatores que contribuíram para o acidente aéreo e emitir recomendações de segurança para que não tenha outro evento parecido. Uma equipe vai ao local e faz levantamento de dados por meio de fotografias e entrevistas. Em média, a investigação demora um ano.

A aeronave decolou do aeroporto Santa Maria, em Campo Grande , com destino à fazenda do advogado Marco Túlio, em Aquidauana, que fica a 131 quilômetros da Capital. O acidente aconteceu 13 minutos depois, em uma área de difícil acesso. Foi ventilado que o piloto poderia ter passado mal e o passageiro, que também pilotava, não conseguiu controlar o Cessna. A forma como avião caiu indica que não houve tentativa de pousá-lo.

Nos siga no Google Notícias