ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Família de idosa com câncer teme reinternação em hospital após mortes

Renan Nucci | 25/09/2014 12:27
Jivago Pedro de Oliveira teme em deixar a mãe retornar às sessões de quimioterapia na Santa Casa. (Foto: Marcos Ermínio)
Jivago Pedro de Oliveira teme em deixar a mãe retornar às sessões de quimioterapia na Santa Casa. (Foto: Marcos Ermínio)
Delegada Ana Cláudia Medina relata que depoimento de idosa é peça chave nas investigações sobre três mortes. (Foto: Marcos Ermínio)
Delegada Ana Cláudia Medina relata que depoimento de idosa é peça chave nas investigações sobre três mortes. (Foto: Marcos Ermínio)

A família de Margarida Isabel de Oliveira, 70 anos, está receosa em reinterná-la para tratamento de câncer na Santa Casa de Campo Grande. A mulher sobreviveu a reações adversas após sessões de quimioterapia no hospital. Na manhã desta quinta-feira (25), ela prestou depoimento à delegada Ana Cláudia Medina, na 1ª Delegacia de Polícia.

Segundo o comerciante Jivaldo Pedro de Oliveira, 38 anos, filho de Margarida, a mãe recupera dos graves efeitos colaterais sofridos durante o tratamento de um câncer colorretal, e agora aguarda um posicionamento da Santa Casa para retornar às sessões de quimioterapia. No entanto, ele se mostra receoso depois de tudo o que aconteceu. “A gente fica com um pé atrás por causa dessa situação. Estamos com receio de deixá-la voltar para a Santa Casa, mas ainda esperamos uma posição do hospital para sabermos onde ela será internada”, afirmou.

Margarida foi submetida a sessões de quimioterapia no mês de junho, mesmo período o qual foram atendidas Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Norotilde Araújo Greco, 72 anos, e Maria Glória Guimarães, 61 anos. As três também apresentaram reações adversas ao medicamento fluorouracil (5-FU), administrado no tratamento, mas não resistiram e morreram em seguida. A 1ª DP abriu quatro inquéritos para apurar os casos.

O de Margarida, especificamente, é investigado como lesão corporal, já que a idosa foi exposta a risco de vida. “O depoimento dela é importante pois pode trazer detalhes sobre como se deram os tratamentos. Durante a quimioterapia, ela teve contato direto com as outras vítimas e por isso, é peça fundamental no caso”, explicou a delegada, lembrando que a idosa participa dos inquéritos como vítima e testemunha.

Amanhã deve ser ouvida a médica do Centro de Oncologia e Hematologia de Mato Grosso do Sul, Núbia Carneiro, que prescreveu a medição à Margarida. “Ela possui mais detalhes sobre a idosa”, disse Medina. A delegada reforça ainda que já vislumbra o que pode ter causado as mortes, mas se limita a dizer apenas que foi erro humano. “Estamos próximos da conclusão, mas ainda é cedo para afirmações”, completou.

Nos siga no Google Notícias