ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Famílias lamentam fechamento de "hospital" pediátrico no Centro

Ricardo Campos Jr. e Thiago de Souza | 30/11/2015 15:11
Pronto Atendimento Infantil fechará as portas da urgência e emergência a partir de hoje a noite (Foto: Gerson Walber)
Pronto Atendimento Infantil fechará as portas da urgência e emergência a partir de hoje a noite (Foto: Gerson Walber)
Durante a tarde havia pelo menos 30 pacientes em busca de atendimento (Foto: Gerson Walber)
Durante a tarde havia pelo menos 30 pacientes em busca de atendimento (Foto: Gerson Walber)

No último dia de funcionamento do PAI (Pronto Atendimento Infantil), pais lamentam o encerramento do serviço de urgência e emergência pediátrica.  A versão do SUS (Sistema Único de Saúde) do "Hospital da Criança" começou a funcionar em 12 de outubro do ano passado. Na tarde desta segunda-feira (30) havia pelo menos 30 pacientes aguardando atendimento no local. Todos estavam sendo informados que durante a noite já não haverá mais plantão.

“É uma pena”, diz a dona de casa Tailaine Nunes, 18 anos, que procurava atendimento para o filho pequeno. É a primeira vez que ela recorre à unidade e gostou do atendimento.

Além disso, é o local mais acessível para atendimento infantil, tendo em vista que, segundo ela, só há pediatras disponíveis nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento Comunitário) Coronel Antonino e Vila Almeida, completamente fora de mão para a mãe, que mora no Aero Rancho.

Uma das enfermeiras chorou ao comunicar o fechamento do PAI, segundo relata a dona de casa.

A doméstica Edileia Oliveira, 31 anos, sabia que o local estava prestes a fechar, mas ficou surpresa quando foi comunicada que seria hoje. “É uma pena. Nos postos de saúde você fica três horas esperando e aqui não, o atendimento é muito bom”, afirma.

Segundo ela, uma vez extinto o serviço de urgência e emergência, as únicas opções serão os CRS (Centros Regionais de Saúde) do Coophavilla e Aero Rancho. Eles ficam mais perto da casa da doméstica, no Portal Caiobá.

Uma outra mãe que pediu para não ser identificada também lamentou o fechamento do PAI. Ela disse não ter gostado da ideia, já que não faltam elogios ao atendimento prestado no local.

Sem se identificarem, funcionários dizem que o futuro deles ainda é incerto e tudo depende do anúncio oficial que será feito nesta tarde pelo secretário de Saúde Ivandro Fonseca. Os servidores afirmam que apesar de estarem informando os pais sobre o fechamento do local, existe uma escala pré-elaborada para o turno da noite com cinco pediatras.

Nos siga no Google Notícias