ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Farmacêuticos atendem a população e coletam medicamentos vencidos nesta sexta

Flávia Lima | 24/09/2015 11:43
Público poderá aferir pressão no consultório dos farmacêuticos. (Foto:Divulgação)
Público poderá aferir pressão no consultório dos farmacêuticos. (Foto:Divulgação)

Profissionais farmacêuticos atenderão a população nesta sexta-feira (25) em um consultório que será montado no shopping Norte Sul Plaza, na Capital. A iniciativa é uma alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado nesta sexta. No entanto, para Campo Grande, desde 2011 a data tem peso maior, já que naquele ano foi estabelecido pela Câmara de Vereadores o dia 25 de setembro como o Dia Municipal do Farmacêutico

Montado pelo CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), o consultório farmacêutico vai realizar testes de glicemia e pressão arterial. A ação ocorrerá das 10 às 22 horas.

O objetivo da ação é mostrar para a sociedade como o farmacêutico pode ajudar a população, uma vez que as resoluções 585 e 586 do CFF (Conselho Federal de Farmácia) permitiram novas atribuições ao profissional, que agora pode indicar medicamentos que sejam livres de prescrição médica.

Mais do que prescrever medicamentos, nesse novo modelo de farmácia clínica, a população pode procurar um farmacêutico para se consultar. O profissional tem conhecimento para fazer um primeiro atendimento e se necessário encaminhar para um médico.

"É importante que não só o cidadão como o médico conheçam a função e a importância desse novo profissional. O farmacêutico prescritor e clínico auxiliará tanto a pessoa que precisa de orientações como o médico, fazendo triagens, auxiliando na adesão ao tratamento e na farmacoterapia prescrita”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

Além do consultório, as pessoas também poderão descartar seus medicamentos vencidos de forma correta. Por meio de parceria com a empresa Bio AcceApós o recolhimento, os produtos serão incinerados por uma empresa especializada.

Além do shopping, o principal ponto de descarte é a sede do CRF/MS, localizada na Avenida Rodolfo José Pinho, 66, onde uma "bombona" estará permanentemente no local.

Nos siga no Google Notícias