ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Farmacêuticos promovem doação de sangue e cadastro de medula amanhã

Francisco Junior | 23/09/2014 08:40
Em janeiro deste ano, o CRF/MS e farmacêuticos realizaram doação de sangue no banco da Santa Casa. (Foto: Assessoria CRF/MS)
Em janeiro deste ano, o CRF/MS e farmacêuticos realizaram doação de sangue no banco da Santa Casa. (Foto: Assessoria CRF/MS)

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul e os farmacêuticos promovem nesta quarta-feira, dia 24, das 7h30 às 12h, doação de sangue e cadastro de medula óssea com a unidade móvel do Hemosul no Calçadão da Rua Barão do Rio Branco. A ação faz parte da Semana Nacional do Farmacêutico, realizada em todo País.

Além da coleta de sangue, os profissionais farão gratuitamente a assistência e orientação farmacêutica, aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar e descarte e recolhimento de medicamentos vencidos.

Para doação de sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos de idade, estar bem alimentado, portar documento oficial com foto e pesar no mínimo 55 quilos. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. No caso de cadastro para doação de medula óssea, o candidato deve ter entre 18 e 55 anos. Na unidade móvel ele vai colher uma amostra de 5ml de sangue que ficará armazenado no banco nacional, em caso de compatibilidade, o Hemosul entrará em contato.

Os medicamentos vencidos das residências também podem ser levados até a ação. Em parceria com a Oxinal Ambiental, o Conselho fará o recolhimento e a destinação ecologicamente correta.

A Semana Nacional do Farmacêutico acontece do dia 22 a 27 de setembro em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, em comemoração ao Dia Internacional e também ao Dia Municipal do Farmacêutico, celebrado em 25 de setembro. Segundo o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, a intenção é de divulgar o trabalho do farmacêutico que teve a sua importância ampliada e reconhecida com a publicação da Lei 13.021/14 de 11 de agosto que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde.

Nos siga no Google Notícias