A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

12/01/2012 00:13

Fé com chuva e tudo: fiéis acompanham procissão de São Sebastião

Paula Maciulevicius
A fé que arrasta fiéis em procissão. Nem a chuva impediu que eles saíssem nas ruas. (Foto: Jefferson Ravedutti/O Estado MS)A fé que arrasta fiéis em procissão. Nem a chuva impediu que eles saíssem nas ruas. (Foto: Jefferson Ravedutti/O Estado MS)

Com chuva e tudo dezenas de católicos seguiram as ruas do bairro Monte Carlo, em Campo Grande, na procissão de São Sebastião, na tarde desta quarta-feira.

Veja Mais
Procissão abre Festa de São Sebastião nesta quarta em Campo Grande
Festa de São Sebastião terá celebrações e atividades sociais na Capital

A emoção ao ver o Santo rendeu mais lágrimas no rosto de Maria Aparecida Machado, 49 anos, do que a água da chuva que tomou. "Fui abençoada por ele em uma graça muito importante. Faz tempo, foi o meu primeiro pedido..." a frase terminou na comoção da funcionária pública que relata ter sido agraciada depois de um problema de saúde na família.

O choro da gratidão não se restringia apenas a Maria Aparecida, estava nos olhos daqueles fiéis.

"Eu sempre acompanhei, mesmo com chuva, não muda nada. Não é nem uma migalha do que ele fez por mim", completa Maria Aparecida.

Padroeiro da agropecuária, protetor contra pestes e epidemias e dos militares, a procissão seguida da missa desta quarta-feira marcou a abertura da 62 Festa do Padroeiro, na Paróquia São Sebastião, no bairro Monte Carlo.

Para quem tem como trabalho a missão de salvar vidas, pedir a intercessão do santo é o primordial. Sargento do Corpo de Bombeiros, Edmilson Cristaldo Gomes, 38 anos, esteve na missa a poucos dias da volta das férias.

"A nossa atividade é de prevenir e intervir. Quando tem que intervir é precisa que ele esteja conosco", disse se referindo à São Sebastião.

Emocionada, Maria Aparecida agradece até hoje pela graça. Foi atendida logo no primeiro pedido. (Foto: João Garrigó)Emocionada, Maria Aparecida agradece até hoje pela graça. Foi atendida logo no primeiro pedido. (Foto: João Garrigó)

A proteção pedida pelo bombeiro foi para as ocorrências que ainda virão e ele lembra o que a fé da equipe já conseguiu alcançar.

"Em 1999, em Aquidauana, a gente estava socorrendo um atropelamento, uma das primeiras do começo de trabalho. Dois fazendeiros atropelados por uma carreta e estava difícil para tirar de lá, não tinha desencarcerador na época. Usamos as ferramentas que tinha. A gente conseguiu tirar um deles com vida ainda. Nós pedimos não só por nós, como pelas vítimas", conta.

A história de luta de São Sebastião faz com que os fiéis se identifiquem com o mártir. Sebastião foi soldado na época do império romano de Diocleciano e viveu em um tempo de perseguição aos cristãos. Acabou morto pela fé, depois de receber flechadas e ser açoitado.

Entre os devotos da igreja, grande parte vem de fora de Campo Grande e encontrou na paróquia e no padroeiro, braços abertos.

"Tem muita gente que muda de fora e se identifica com o Santo, por ser um cristão perseguido e que afrontava o exército, é uma história linda", explica a relações públicas Gisele de Campos, 31 anos.

Além de Maria Aparecida, personagem que levava no olhar a gratidão a São Sebastião, a professora Solange de Oliveira Amaral também não é natural de Campo Grande, veio do interior paulista.

De idade ela tem 58 anos, 27 deles de devocão ao santo. "Aqui foi a primeira igreja, eu estava passando por uma situação muito difícil e pedi a intercessão para que a minha caminhada fosse próspera e fui atendida, por duas vezes".

A resposta do santo fez com que a gratidão da fiel continuasse ao longo dos anos. Desde então ela auxilia na igreja voluntariamente. "Ele tem sempre abençoado a mim e a minha família, é um jeito de agradecer", diz.

Programação - Até o dia 20, a programação religiosa terá também uma carreata e uma caminhada pela fé. Na parte social, estão previstas, noite da batata, noite japonesa, noite de caldos, noite paraguaia, noite italiana, festival de doces portugueses, leilão de gado, churrasco e almoço com arroz carreteiro.

A festa é voltada ao público em geral e não apenas aos devotos, segundo os organizadores. A paróquia com o nome do santo fica na rua Minas Gerais, 549, bairro Monte Carlo.

Momento de comoção: São Sebastião, padroeiro dos militares adentra paróquia. (Foto: João Garrigó)Momento de comoção: São Sebastião, padroeiro dos militares adentra paróquia. (Foto: João Garrigó)

Dia 12/1 (quinta-feira)

19h - 2º Dia da Novena

19h30 - Missa – São Sebastião: modelo dos discípulos e missionários, com bênção aos dizimistas e benfeitores

20h30 - Noite Portuguesa (festival de doces portugueses)

Dia 13/1 (sexta-feira)

19h - 3º Dia da Novena

19h30 - Missa – São Sebastião: testemunho da fortaleza, com bênção as crianças e jovens

20h30 - Noite da Batata

Dia 14/1 (sábado)

10h - Carreata

15h30 - Caminhada pela Fé

19h - 4º Dia da Novena

19h30 - Missa – São Sebastião: Padroeiro dos perseguidos, com bênção aos agentes de pastorais

20h30 - Noite Japonesa

Dia 15/1 (domingo)

07h - Missa

10h30 - 4º Leilão de gado

11h30 - Grandioso Churrasco e Costelão

19h - 5º Dia da Novena

19h30 - Missa – São Sebastião: Padroeiro dos militares, com bênção da água e dos militares

20h30 - Noite dos Caldos

Dia 16/1 (segunda-feira)

19h - 6º Dia da Novena

19h30 - Missa – São Sebastião: modelo de confiança em Deus, com bênção aos trabalhadores empregados e desempregados

20h30 - Quermesse

Dia 17/1 (terça-feira)

19h - 7º Dia da Novena

19h30 - Missa – São Sebastião: testemunho de caridade, com bênção aos enfermos e idosos

20h30 - Quermesse e Noite Paraguaia

Dia 18/1 (quarta-feira)

19h - 8º Dia da Novena

19h30 - Missa – São Sebastião: Padroeiro contra a violência, com bênção aos objetos religiosos

20h30 - Noite Italiana

Dia 19/1 (quinta-feira)

19h - Encerramento da Novena

19h30 - Missa – São Sebastião: modelo para todos os cristãos, com bênção as famílias

20h30 - Quermesse (com eleição da “Rainha da Festa de São Sebastião” e animação do grupo de dança Vovó Ziza)

Dia 20/1 (sexta-feira) - Dia de São Sebastião

6h - Alvorada Festiva

7h - Santa Missa – São Sebastião: Padroeiro contra as epidemias, com bênção aos produtores rurais

11h - Almoço: Arroz Carreteiro, seguido da quermesse do Padroeiro (tarde e noite)

18h - Procissão pelas ruas do bairro

19h - Santa Missa Campal – São Sebastião: Padroeiro que abençoa

 Fé com chuva e tudo: fiéis acompanham procissão de São Sebastião
Festa de São Sebastião terá celebrações e atividades sociais na Capital
Paróquia com nome do santo fica localizada no bairro Monte Carlo, região norte da cidadeA programação da 62ª Festa de São Sebastião, que começa na q...
Devotos abrem no dia 11 na Capital a 62ª Festa de São Sebastião
Será realizada entre 11 e 20 de janeiro, em Campo Grande, a tradicional Festa de São Sebastião, que chega á sua 62ª edição. De acordo com os devotos ...



Como algumas pessoas são leigas dos seus direitos, em vez de cobrarem de seus representantes que elegeram para fazer o melhor para a população, cobram dos servidores que trabalham com as mínimas condições, não só para os bombeiros como na educação e na saúde.
 
Sonia Gomes Brasil Reichel em 13/01/2012 03:07:33
Para a informação dos que estavam criticando o Corpo de Bombeiros, digo que esses estavam de folga e que a população não foi prejudicada por isso. O problema dos atendimentos não é a rapidez, mas sim da falta de viaturas. Todos cobram dos bombeiros e se esquecem dos nossos governantes. Se querem um atendimento rápido, cobrem novas viaturas dos nossos representantes políticos.
 
Pâmela Micaela Gomes Reichel em 13/01/2012 02:59:02
O PROBLEMA NÃO SÃO OS BOMBEIROS E SIM A FALTA DE VIATURAS. BLZ
 
Lana Steffani Rodrigues Lopes em 12/01/2012 12:10:55
Por isso o povo Brasileiro esta com vida tão conturbada, por pessoas como vcs que ñ respeitam se quer a religião do proximo ñ é por que esses homens são Bombeiros que eles devam deixar sua crença e viver 100% a salvar vidas, e a vida deles quem salvará?Pense nisso srº Francisco e Srª Jussara se eles ñ tiverem suas vidas bem estruturdas com certeza ñ teram condições d salvar a d quem necessitar ...
 
Sirlene Moura em 12/01/2012 11:51:29
Não aceito esse tipo de coisa, colocar um servidor publica a serviço de uma religião, fala sério né!
 
Claudinei Reginaldo dos Santos em 12/01/2012 11:45:27
Vai que cai na cabeça de alguém? rsrsr... Aí os bombeiros já estão alí para o resgate!
 
Juçara Rosa de Oliveira em 12/01/2012 09:55:48
Que coisa heim!!! Comentários infelizes, de pessoas que não respeitam a religiosidade de outras... Assim é a humanidade onde o respeito é coisa do passado....onde criticar, diminuir o outro parece ser o correto. Aliás quem são essas pessoas para dizer isso? Serão pessoas 100% CORRETAS? Exemplos de vidas, de comportamento reto?
Coloquem a mão na consciência e reflitam?
Se olhem, se avaliem...

 
Leonardo Tomas em 12/01/2012 05:14:37
cara dona sirlene, caso a senhora nao saiba o estado é laico,esses servdores publicos estão representando o estado, todo mundo tem direito a uma religiao ,assim como tem direito aqueles que nao acreditam nessas coisas a não compartilhar com suas opniões. eu por exemplo acho isso uma perda de tempo. prefiro acreditar em valores como honestidade, caráter, familia etc.
 
francisco prado em 12/01/2012 04:59:57
Pois é Dona Juçara Rosa de Oliveira, debochando da religião dos outros desse jeito, quem sabe se a senhora estivesse lá, cairia na sua cabeça.
 
Iolanda Meier em 12/01/2012 03:27:01
Os bombeiros deveriam ficar no serviço, aguardando alguma chamada urgente.
A Igreja Católica, deveria providenciar um automóvel particular para carregar essas imagens. O poder público não pode manter uma democracia religiosa. Se não for esse o entendimento, as outras religiões também terão todo o direito de pleitearem auxílio governamental (bombeiros) para os seus eventos religiosos.
 
Joanne Pereira em 12/01/2012 02:05:42
Uma coisa que não entendo, porque tem que ser bombeiros pra carregar a imagem,as vezes ligamos solicitando uma viatura e nem sempre contamos com a rapidez dos mesmos.
 
francisco prado em 12/01/2012 01:18:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions