ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Fechamento da ortopedia não comprometeu atendimento, revela Samu e bombeiros

Filipe Prado | 13/08/2014 16:57
Conforme o Samu, a restrição não comprometeu atendimentos e UPAs não ficam superlotadas (Foto: Marcelo Calazans)
Conforme o Samu, a restrição não comprometeu atendimentos e UPAs não ficam superlotadas (Foto: Marcelo Calazans)

Depois do anúncio do aumento de, pelo menos, mais 24 horas na restrição do recebimento de pacientes no setor de ortopedia, que está superlotado, o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) afirmaram que o atendimento não foi comprometido.

De acordo com o coordenador do Samu, Eduardo Cury, o serviço não teve nenhum problema por conta do fechamento, sendo que a Santa Casa ainda está recebendo os pacientes em estado grave.

Ainda revelou que os pacientes com traumas menores estão sendo encaminhados para o Cenort (Centro Ortopédico Municipal) ou para o Hospital Adventista do Pênfigo, da área central, que possui convênio com a Prefeitura para atendimentos de baixa complexidade, vai aumentar a oferta de leitos, passando de seis para 10, todos os dias.

“Nada que está nos colocando em situação de risco. E isso deve se regularizar em alguns dias”, afirmou o Cury.
As três principais UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) de Campo Grande, Vila Almeida, Universitário e Coronel Antonino, não estão superlotadas. De acordo com os pacientes, o número de pessoas está normal.

Uma funcionária da UPA Coronel Antonino explicou que as vítimas de acidentes estão sendo encaminhados para a unidade, mas os pacientes que normalmente são encaminhados para a Santa Casa, em estado mais grave, não foram encaminhados para as UPAs.

O Corpo de Bombeiros, através da assessoria de imprensa, apontou que a Central de Regulação faz a orientação das vagas, por isso não estão tendo problemas com o transporte dos pacientes.

A Santa Casa, de acordo com o presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Teslenco, pode estender por mais 24h a restrição do setor de oncologia. A restrição começou na noite de ontem (12), em razão do grande número de acidentes dos últimos dias, o setor chegou a ter 42 pessoas na fila de espera na noite de ontem.

Em entrevista coletiva na tarde de hoje (13), o presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Teslenco, explicou que o primeiro prazo de 24 horas, estabelecido na noite de ontem, deve ser prorrogado até que o setor volte a poder atender a média de 20 a 25 pacientes por dia.

“Nós não fechamos as portas, ontem à noite comunicamos as entidades reguladoras do setor que a Santa Casa estava lotada. Fomos obrigados a restringir o atendimento devido à grande demanda de feridos desde o dia 1º. Se chegar paciente aqui, nós vamos atender, mas vai ter que esperar o tempodos outros pacientes prioritários”, explica.

O diretor técnico da Santa Casa, Luiz Alberto Kanamura afirma que há pelo menos dois meses a situação de superlotação não atingia o setor de ortopedia, apesar de sempre operar no limite.

A Sesau promete pressionar o Hospital Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), juntamento com o MPF (Ministério Público Federal), para que a unidade volte a atender pacientes do setor. O secretário Jamal Salém chegou a ressaltar, inclusive, que o hospital recebe verbas para os atendimentos e vem se negando a receber pacientes na ortopedia.

Nos siga no Google Notícias