ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Fechamento de escola do CNEC mobiliza pais, MP e deputados

Nyelder Rodrigues | 10/01/2013 22:15
Várias conversaram sobre a situação, entre elas o promotor Sérgio Harfouche (em pé) e o deputado federal Edson Giroto e o deputado estadual Pedro Kemp  (Foto: João Garrigó)
Várias conversaram sobre a situação, entre elas o promotor Sérgio Harfouche (em pé) e o deputado federal Edson Giroto e o deputado estadual Pedro Kemp (Foto: João Garrigó)

O inesperado fechamento do colégio da CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) em Campo Grande, a Escola Oliva Enciso, reuniu pais de alunos, professores, Ministério Público e deputados nesta quinta-feira (10).

No último dia 22 de dezembro, foi anunciado o fechamento da escola, deixando os pais dos alunos com curto prazo para procurar outro colégio, e demitindo 50 professores.

A decisão partiu da direção nacional da CNEC, que há dois anos começou uma reforma administrativa que diminuiu a autonomia da escola em Campo Grande. Os pais de alunos reclamam que o colégio perdeu princípios sócio-educativos e ganhou um modelo empresarial.

O prédio onde funcionava a escola, na avenida Afonso Pena, esquina com a rua 25 de Dezembro, foi comprado por R$ 11 milhões pela Fecomércio-MS, e será usado possivelmente para a ampliação do Sesc Camilo Boni.

Além disso, o colégio apresentava problemas financeiros, com a evasão de alunos, tendo até salas abertas com quantidade de alunos inferior ao mínimo recomendado pela direção nacional.

Participaram da reunião o deputado federal Edson Giroto (PMDB), o deputado estadual Pedro Kemp (PT), que também é pai de ex-alunos, o promotor público Sérgio Harfouche, além de professores e pais de alunos.

Entre os pais, está José Roberto Pereira. Ele conta que o objetivo é discutir o encerramento das atividades da CNEC na Capital. “Queremos que permaneça aqui, que não seja vendido o prédio e levado o dinheiro para fora. Tem que ser criado outro prédio”, argumenta.

Várias propostas foram apresentadas durante o encontro, entre elas, a de que haja um terreno seja oferecido à CNEC e ali construída a nova sede. Para atrair os antigos e novos alunos, foi sugerida a política de descontos e empenho dos pais que permanecem no colégio em recuperar alunos.

A venda do imóvel também foi contestada, já que foi doado à CNEC. Foi cogitada a possibilidade de revogação da doação, e também o tombamento do prédio como patrimônio histórico do município.

José Roberto Pereira é pai de aluno e afirma que objetivo é manter colégio da CNEC na Capital (Foto: João Garrigó)
José Roberto Pereira é pai de aluno e afirma que objetivo é manter colégio da CNEC na Capital (Foto: João Garrigó)

Durante a reunião, o promotor Sérgio Harfouche entrou em contato com o Conselho Estadual de Educação, que afirmou não ter recebido ainda nenhum pedido de fechamento do colégio. Também no decorrer do encontro, o deputado federal Giroto entrou em contato com o diretor-presidente nacional da CNEC, Alexandre José dos Santos.

O diretor-presidente nacional garantiu à Giroto que vai conversar, em Brasília ou Campo Grande, com o grupo para discutir a continuidade da CNEC na cidade. Giroto também garantiu que vai intermediar as negociações com o governo estadual para viabilizar um novo local para a escola manter as atividades, caso seja necessário.

Uma ata da reunião foi criada e assinada pelos presentes, sendo escolhidos os representantes que vão formar a comissão que encabeçará as conversar com a direção nacional da CNEC.

Nos siga no Google Notícias