ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Ferramenta da Justiça acelera cumprimento de alvarás de soltura

Thiago de Souza | 13/07/2015 23:44
Sistema é econômico e acelera execução de alvarás de soltura. (Foto: Divulgação TJ/MS)
Sistema é econômico e acelera execução de alvarás de soltura. (Foto: Divulgação TJ/MS)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul iniciou a operação do Malote Digital. O recurso é um sistema que vai permitir que seja dado cumprimento aos alvarás de soltura no mesmo dia em que o magistrado conceder o benefício. A ferramenta foi disponibilizada para a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) por meio de convênio firmado em junho deste ano.

Os servidores do órgão atuam 24 horas para verificar, se por exemplo, o detento que recebeu o benefício de soltura, não possui nenhuma outra decisão para mantê-lo preso.

O serviço entrou em funcionamento na semana passada, mas a Central Estadual de Alvará da Agepen não divulgou dados referentes aos dias de funcionamento. O órgão garante que os benefícios são concedidos em até 24h da emissão do mesmo, garantido rapidez e eficiência no processo.

Ainda de acordo com a Agepen, somente pessoas autorizadas poderão acessar o sistema. Antes da nova ferramenta, o serviço era executado apenas de segunda a sexta, em horário comercial. O processo levava dias a ser realizado e prejudicava o preso que aguardava a liberdade.

Outra vantagem, de acordo com a Justiça, é que não será mais necessário encaminhar um oficial de Justiça até o presídio e outras despesas com recursos humanos.

Nos siga no Google Notícias