ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Fiéis de 37 paróquias preparam tapete de Corpus Christi em Campo Grande

Católicos lotam vias para uma das celebrações mais importantes da religião

Mayara Bueno e Luana Rodrigues | 26/05/2016 09:02
Fiéis começam a elaboração do tapete de Corpus Christi. (Foto: Marcos Ermínio)
Fiéis começam a elaboração do tapete de Corpus Christi. (Foto: Marcos Ermínio)
Pessoas de 37 paróquias confeccionam o tapete. (Foto: Marcos Ermínio)
Pessoas de 37 paróquias confeccionam o tapete. (Foto: Marcos Ermínio)

A tradicional celebração católica de Corpus Christi começou bem cedo nesta quinta-feira (26) na Rua 14 de Julho, entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa Costa. Desde as 4 horas, cristãos de 37 paróquias estão na via fazendo a marcação e a confecção do tapete, principal símbolo da comemoração, para mais tarde promoverem uma procissão até o antigo Fórum da Capital.

Considerada uma das datas mais importantes do calendário católico, os fiéis reservam este dia para celebrar a eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Cada paróquia é responsável pela elaboração de 30 metros. A confecção do tapete faz parte da celebração.

Por volta do meio-dia, os religiosos devem terminá-lo, e, às 15 horas, realizar a missa especial, que acontecerá na esquina da Mato Grosso com a 14 de Julho. 

Segundo o padre Tadeu Canavarro, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Bairro Santo Antônio, o dia marca o fim do “tempo comum”, com o início de três celebrações importantes para os católicos, que é a festa da Santíssima Trindade, Corpus Christi e do Coração de Jesus.

Ele explica que a celebração de Corpus marca a expressão pública de seguir Jesus Cristo a partir da Eucaristia. “É uma maneira de popularizá-la”. Sobre a elaboração do tapete, o padre explica que o corpo de Cristo precisa ser recepcionado de uma “maneira especial”.

Há 10 anos acordando cedo todo dia 26 para confeccionar o tapete, Iraci Francisca, 53 anos, diz que a festa de hoje “é uma das mais importantes para quem é católico, uma maneira de caminhar ao lado de Cristo”.

Depois da missa, que deve terminar por volta das 18 horas, começará a procissão, com o arcebismo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, carregando o Santíssimo no tapete. O destino será a Avenida Fernando Correa da Costa, quando acontecerá a benção final. Todo o percurso será acompanhado de um trio elétrico.

Cristãos pularam cedo para começar celebração do dia, considerado um dos mais importantes. (Foto: Marcos Ermínio)
Cristãos pularam cedo para começar celebração do dia, considerado um dos mais importantes. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias