ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Filial do Hospital do Câncer, unidade será inaugurada 4ª feira na Capital

Aline dos Santos | 12/08/2013 12:39
Carreta já está pronta para circular por bairros. (Foto: Cleber Gellio)
Carreta já está pronta para circular por bairros. (Foto: Cleber Gellio)
Instituto de Prevenção fica no bairro Aero Rancho. (Foto: Marcos Ermínio)
Instituto de Prevenção fica no bairro Aero Rancho. (Foto: Marcos Ermínio)

Filial do Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional no tratamento contra a doença, o Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos abre as portas na próxima quarta-feira em Campo Grande. Também já está na Capital a unidade móvel, que vai circular pelos bairros.

A inauguração será às 9h do dia 14. Antes, o diretor do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, e a família Morais, que doou o dinheiro para a construção do imóvel e aquisição da carreta, participam de entrevista coletiva.

Localizado na avenida Thirson de Almeida, bairro Aero Rancho, a unidade foi erguida com a doação de R$ 12 milhões desembolsada pelo pecuarista Antônio Morais dos Santos. O instituto terá capacidade para realizar 8 mil procedimentos por mês. Serão oferecidos exames para rastrear o câncer.

O instituto tem foco no diagnóstico e prevenção, sem tratamento contra o câncer. Para fazer o procedimento, o paciente deve se enquadrar na faixa etária em que os exames preventivos são recomendados. A unidade será “portas abertas” e com atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Os serviços prestados serão: exames para rastrear de câncer de colo uterino, com tratamento de lesões precursoras; câncer de mama, com realização de mamografia digital, estereotaxia, ultrassonografia e core biopsy (técnica de biópsia); diagnóstico de câncer de próstata, com realização de PSA, ultrassonografia e biópsia guiada. Os casos de câncer diagnosticados serão encaminhados aos serviços de referência para tratamento oncológico das redes municipal e estadual de Saúde.

A doação milionária foi oficializada em agosto de 2011. Na ocasião, o pecuarista declarou que há muito tempo queria fazer um hospital do câncer para atender a população menos favorecida.

Em 2010, Antônio Morais doou R$ 15 milhões para o Hospital do Câncer de Campo Grande, administrado pela Fundação Carmem Prudente. Passado um ano, ele desistiu do projeto. A principal exigência não atendida pela direção foi a garantia de que o prédio não pudesse ser usado para outra finalidade, nem vendido ou penhorado.

Neste ano, o Hospital do Câncer da Capital teve a direção substituída após denúncias da operação Sangue Frio, realizada pela PF (Polícia Federal). A unidade hospitalar é investigada no esquema conhecido como “Máfia do Câncer”. O grupo de médicos é suspeito de desmontar o atendimento na rede pública para privilegiar o setor privado.

Nos siga no Google Notícias